Total de visualizações de página

24 maio 2012

Sublimidade Terrena - Miramez


SUBLIMIDADE TERRENA

Fora do corpo, é mais fácil para o Espírito compreender a verdadeira grandeza, como aconteceu com uma das rainhas de França que, ao chegar no mundo espiritual, notou que algum dos que foram por ela comandados se encontravam em melhores situações espirituais que ela, sentindo-se envergonhada diante daquele quadro que, de pronto, não poderia aceitar. Diante da evidência, foi obrigada a obedecer às leis que regulam a vida.

Eis que, se falamos mais diretamente aos espíritas, eles devem entender esses acontecimentos no plano em que se encontram, para não se arrependerem no mundo espiritual, se conservarem o orgulho e alimentarem o egoísmo. Que procurem libertar-se, ainda no corpo físico, das invirtudes que, por vezes, dominam seus sentimentos, para chegarem livres ao mundo da verdade, compreendendo que o amor conserva a vida no intenso trabalho onde a serenidade converte a alma para a beneficência, o cultivo do perdão e da luz.

O esplendor da alma na Terra pode corresponder a sofrimento na vida espiritual, se a mencionada posição desconhece o nosso guia espiritual: Jesus. Devem os abastados averiguar se a sua riqueza não está servindo de motivo de embaraços à aquisição da sua moral cristã.

É de bom alvitre reconhecer que a realeza terrena pode ser uma experiência na Terra, mas que, no amanhã, pode-se estar sem ela, por não saber usá-la adequadamente. Assim a beleza, assim a sabedoria, assim o comando das massas.. E para tanto, devemos reconhecer a essência da Doutrina Espírita que, por amor de Deus, nos envia os recursos necessários, nos fazendo aprender o que nos falta para a paz do coração e a reconhecer Jesus como o Diretor deste planeta, sendo Ele o caminho para todo o rebanho da Terra.

A prática das virtudes enumeradas pelo Evangelho nos livra de todo o peso de faltas inumeráveis em vidas sucessivas e das ilusões, tanto quanto das paixões da Terra, e nos libertam para a grandeza da vida imortal. A realeza que devemos ter é a grandeza do amor e da caridade, duas forças em uma, que nos levam à felicidade, além do perdão e da fraternidade, deixando o clima da alegria assegurar o nosso bem-estar, alimentando a fé, divina e humana, para que se complete a harmonia espiritual, iluminando o campo imenso da vida íntima.

De "Máximas de Luz"
ESE - Cap. II - Item 8
De João Nunes Maia
Espírito Miramez

Nenhum comentário: