Total de visualizações de página

15 outubro 2016

Pluralidade dos Mundos Habitados - Hugo Lapa




PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS

O Espiritismo declara a realidade da pluralidade dos mundos habitados. Isso significa simplesmente que no universo não existe desperdício de coisa alguma. Todos os mundos são habitados, seja por seres físicos ou seres não-físicos. Deus não poderia criar espaços no cosmos que fossem inúteis, que não servissem para coisa alguma. Dentro do modelo da perfeição divina, tudo possui a sua utilidade e tudo está em plena harmonia com o todo.


O Livro dos Espíritos afirma que, o homem, acreditando ser o único habitante inteligente do universo, só demonstra a sua arrogância diante da criação divina, a qual não compreende e por isso a reduz a sua simples pequenez. Os espíritos superiores afirmam que “há homens que se julgam superiores a tudo e imaginam que somente este pequeno globo tem o privilégio de ter seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o universo só para eles”.

Os espíritos ensinam que os mundos são bastante diferentes em sua constituição, mas mesmo assim todos abrigam seres corpóreos ou incorpóreos, visíveis ou invisíveis, materiais ou puramente espirituais, dependendo do mundo e de sua enlevação espiritual. Os espíritos proclamam que as condições diversas dos mundos não é nenhum impedimento para que a vida possa neles brotar.

O maior exemplo disso são os peixes que se adaptam ao meio aquático, e as aves que se adaptam ao meio aéreo. Cada qual vive num ambiente diferente, mas os órgãos estão plenamente adaptados ao meio em que vivem. Esse princípio de adaptação dos seres aos diversos ambientes dos mundos explica como há espíritos vivendo nos espaços mais inconcebíveis de se perceber o desenvolvimento da vida.


O ser humano atual supõe que o sol seja a única fonte de luz e calor que confere energia aos seres e permite o surgimento da vida. Mas os espíritos superiores advertem que não é assim. Há mundos onde são utilizadas energias diferentes da do sol. Mesmo em planetas onde o sol é visualizado apenas como uma estrela, de tão longe que está, há outras fontes de luz e calor, que na época foi chamada de “eletricidade”, mas hoje sabemos serem como energias cósmicas que existem em estado latente no espaço dos mais diferentes mundos.


Essa energia desconhecida gera calor, luz e irradia a energia necessária ao surgimento, desenvolvimento e a manutenção de qualquer forma de vida. Para aqueles que creem em vidas intraterrenas, essa energia seria a fonte também de luz e calor para os seres que vivem embaixo da terra, nos mundos subterrâneos.


A Pluralidade dos Mundos habitados é onde o Espiritismo e a Ufologia se encontram. Por esse motivo, os espíritas devem dar toda a atenção ao estudo da Ufologia, pois esta matéria revela aquilo que os espíritos superiores já haviam falado há mais de 150 anos: a verdade da existência de vida inteligente ou não fora da esfera terrestre e  que essa vida pode, obviamente, nos visitar e futuramente manter um contato aberto conosco. 

Hugo Lapa

Nenhum comentário: