Total de visualizações de página

02 abril 2006

Aniversariante do Mês - Chico Xavier


Francisco Cândido Xavier

Conhecido como Chico Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo, pequena cidade de Minas Gerais, em 2 de abril de 1910.

Filho de João Cândido Xavier e Maria João de Deus, falecida em 1915.

Completou apenas o curso primário e, na infância, trabalhou numa indústria de fiação e tecelagem e foi caixeiro de armazém.

Seguiu a carreira de funcionário público junto ao Ministério da Agricultura, aposentando-se em 1958.

A partir de 1927, deu início a intensa e profícua atividade mediúnica, no recém-inaugurado Grupo Espírita Luiz Gonzaga, em Pedro Leopoldo, psicografando poemas de qualidades literárias inquestionáveis, atribuídos a famosos poetas mortos.

Em 9 de julho de 1932, publica o "Parnaso de além-túmulo", primeira obra que psicografou e que abalaria os meios intelectuais do Brasil, tornando famosa a pacata cidade mineira de Pedro Leopoldo.

Em 1938, é publicado o profético e discutido "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", de autoria do Espírito Humberto de Campos.

O venerando Espírito Emmanuel foi o seu protetor espiritual, tendo se manifestado pela primeira vez em 1931, e o acompanhado até o final da existência física.

Entra todas as obras mediúnicas de Emmanuel, destacam-se cinco romances mediúnicos baseados em fatos verídicos: “Há 2.000 anos...”, “50 anos depois”, “Ave Cristo”, “Renúncia” e “Paulo e Estevão”.

Em 1943, surge uma nova entidade espiritual, assinando suas obras com o pseudônimo de André Luiz, responsável por uma magnífica coleção de onze livros, iniciada com a obra “Nosso Lar”.

Em parceria com o também médium Waldo Vieira, psicografou dezessete obras.

Além da psicografia, também exerceu mediunidade de psicofonia, vidência, audiência, receitista, entre outras práticas.

Em 5 de janeiro de 1959, por motivos de saúde e a conselho médico, foi residir em Uberaba – MG, onde prosseguiu as atividades mediúnicas na Comunhão Espírita Cristã.

Em quase setenta e cinco anos de mediunato, foi intermediário de mais de quatrocentos títulos.

Os direitos autorais de todos os livros psicografados foram cedidos por ele, sem qualquer ônus, a editoras e outras instituições espíritas.

Em 1981, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.

Desencarnou aos 92 anos de idade, em Uberaba, em 30 de junho de 2002.

Nenhum comentário: