Total de visualizações de página

07 agosto 2010

Elegância Espiritual - Miramez

ELEGÂNCIA ESPIRITUAL

Acolhei-vos em vosso coração: a ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos. II Coríntios 7:2

A postura espiritual é selo sagrado na conduta do espírito, fazendo parte integrante de sua vida. Paulo notava que muitos dos coríntios se esforçavam para entendê-lo e abençoava a todos. Enchendo-se de contentamentos pelo gesto sincero de almas simples, reconhecia que tinha muito a fazer por aquela gente.

A delicadeza de expressão oferece, a quem ouve, momentos de felicidade inesquecíveis e, a quem fala, permanente alegria espiritual. Os discípulos de Jesus começaram a redobrar o amor pelos coríntios, por terem encontrado ambiente adequado aos conceitos do Mestre. Já não era em vão a voz dos Céus. A maturidade estabelecera-se em alguns dos filhos de Corinto, para alegria do mundo espiritual e para a paz da Terra. Quem analisar, estudar e meditar no desempenho doutrinário do Cristo, notará o adejo da Sua posição perante Deus. E pela inteligência, aliada ao coração, não perderá oportunidade de servi-Lo, onde quer que seja, fazendo do seu trabalho um cântico de realidade espiritual, do seu lar, a função micro-organizada do universo, e no seu íntimo, a lavoura infinita, não se esquecendo de obedecer às ordens do agricultor maior: Deus.

Eis que, quando a verdade bate às nossas portas, encontrando acesso, quebra as algemas do espírito imortal aprisionado pela carne e pela ignorância. Foi o que Paulo de Tarso sentiu em alguns dos coríntios. Presenciou a luz despontar em certos corações que nasciam para Cristo, por Seu intermédio e pela graça do Senhor. O homem de Damasco, em muitos casos falou aos coríntios com energia, para que eles o guardassem em seus corações e depois lhes pediu: Acolhei-nos em vossos corações. E continuou: A ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos.

A intenção primordial dos companheiros de Jesus, e certamente de Paulo, era instruí-los acerca da verdade revelada pelo Mestre; era fazê-los nascer para novo entendimento e cuidar para que fossem privilegiados, recebendo notícias d'Aquele que haveria de voltar, o Messias anunciado pelos profetas antigos. A eloquência dos que pregavam o Evangelho do Cristo colocar-se-ia frente a frente com a dignidade de qualquer povo, sem se envergonhar do que fazia, pois era plena a autorização da consciência.

Essa é a força dos que aliam à verdade, dos que estimulam o amor, dos que trabalham na caridade. A proeminência dos conceitos cristãos enriquece todas as filosofias e todos os corações que a eles se dedicam, porque são oriundos da verdade absoluta. Os comentários que temos a ventura de fazer sobre o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo visa a despertar o interesse das criaturas pelo maior trabalho de todos os tempos, iniciado há quase dois mil anos por Ele: a reforma do Homem.

Eis o nosso empenho, eis a nossa simples cooperação: tirar um pouco das verdades do Livro Sagrado da letra, fazendo esplender o espírito que vivifica. Se alguns entenderem esse nosso interesse, poderemos repetir Paulo com a máxima alegria:

Acolhei-nos em vosso coração: a ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos.

De "Lucilações para a Vida"
De João Nunes Maia
Pelo espírito Miramez

Nenhum comentário: