Total de visualizações de página

30 abril 2008

Não Retardes o Bem - Momento Espírita

NÃO RETARDES O BEM

A dádiva tem força de lei, em todos os domínios da criação.

A flor dá naturalmente do seu perfume, e o animal, em sistema de compulsória, oferece cooperação ao homem, através do suor em que se consome.

A criatura generosa dá concurso fraterno, pelos recursos da caridade, sem esperar petição alguma, e o usurário desencarnado cede, constrangido pelos mecanismos da herança, todas as posses que acumulou.

Isso ocorre porque, no fundo, todos os bens da vida pertencem a
Deus, que no-los empresta visando ao nosso próprio enriquecimento.

*

Desenvolve, quanto possível, a tua capacidade de auxiliar, porquanto, no tamanho de teu sentimento, podes ser o amparo material, ainda que ligeiro, , no labor da beneficência; a palavra que esclarece e consola no combate da luz contra o assalto das trevas; a presença amiga que insuflas a esperança ou o braço acolhedor que sustenta o companheiro atormentado pela
exaustão.

Recorda, porém, que existe o momento perfeito de auxiliar, seja ele conhecido como sendo a ocasião da necessidade, a sugestão do trabalho, o propósito de ajudar ou o impulso da intuição.

Aproveita o ensejo de ser útil, com a inteligência de quem sabe que é preciso plantar hoje para colher amanhã.

Para isso, no entanto, é imperioso te desfaças de todas as exigências. Não temas farpas de censura, em torno de tua dádiva, e nem taxes a tua bondade com impostos de gratidão.

O amor não cobra pedágio seja a quem for que passe por ele recebendo serviço.

Ajuda com a alegria de quem se honra com a faculdade de acrescentar alegrias de que Deus dotou o Universo; sobretudo, não permitas que a oportunidade de auxiliar se deteriore em tuas mãos. A dádiva retardada tem gosto de recusa, tanto quanto a refeição inaproveitada fere o equilíbrio do paladar.

Auxilia quanto, como, onde e sempre que possas para o erguimento do bem comum. Não esperes que a desencarnação obrigue outros a distribuir aquilo que podes dar hoje, no amparo aos semelhantes, para a construção de tua própria felicidade, de vez que tudo aquilo que damos à vida, na pessoa do próximo, é justamente aquilo que a vida nos restitui.

Emmanuel (Chico Xavier)
De "Estude e viva",
de Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira,
pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz

Nenhum comentário: