Total de visualizações de página

10 maio 2012

Família: uma benção! - Lilian Karla Buniak Pinto


Família: uma benção!

O amor está acima de tudo e de todos.

As circunstâncias da vida muitas vezes retraem os seres humanos, e os afasta desse sentimento tão nobre e único, responsável pela bem aventurança divina.

Como seria mais fácil, se os seres humanos ao deparar-se com a atual problemática familiar humana vissem o amor!...

Mas infelizmente os tempos modernos e toda a sua tecnologia e globalização desfoca em muito a questão do amor e da união representada pela família.

O termo “família” origina-se do latim “famulus” e significa “conjunto de servos e dependentes de um chefe ou senhor”.

A psicologia moderna resume o termo “família” como um grupo de convivência mais restrita no dia a dia, incluindo pai, mãe, filhos e parentes próximos.

E o espiritismo, através do Evangelho Segundo o Espiritismo universaliza e eterniza o termo afirmando que os laços de sangue não estabelecem, necessariamente, os laços entre os espíritos, ou seja, o termo família não se resume a laços de consangüinidade, mas de simpatia e comunhão de pensamentos que unem os espíritos antes, durante e após a sua encarnação.

Desta maneira, segundo o Livro dos Médiuns, a família verdadeira deve unir os homens em um mesmo sentimento de fraternidade, selado pela caridade.

Mas como falar e vivenciar união, amor fraterno e caridade em uma sociedade intolerante ao que é magistralmente belo?

Como algo tão puro, juvenil, simples e importante para a evolução dos seres humanos como a união familiar pode livrar-se das mazelas obsessivas e das mazelas morais?

Como os laços singelos familiares podem sobreviver à infâmia das atitudes da mente que prega o bem viver terreno e se afunda nos vales sombrios da consciência?

O Livro dos Espíritos ressalta a importância da luta diária e constante para seguir a lei divina e natural, pois categoricamente diz que a união permanente dos seres é um progresso na marcha da humanidade.

Joana de Angelis completa afirmando que família é antes de tudo, um laboratório de experiências reparadoras, na qual a felicidade e a dor se alternam, programando a paz futura.

Assim, Emmanuel completa afirmando que inteligências que traçaram entre si a realização de empresas afetivas ainda no Mundo Espiritual, que já partilharam experiências no campo sexual em estâncias passadas, corações que se acumpliciaram em delinqüência passional, noutras eras, ou almas inesperadamente harmonizadas na complementação magnética, diariamente compartilham as emoções de encontros, em todos os lugares da Terra.

O maior poder registrado pelos seres humanos rumo a essa evolução, portanto, é o pensamento em suas atitudes irracionais que se farão presentes em muitas circunstâncias para combatê-los.

Pense em família como uma oportunidade outrora deixada de lado...

Pense na união e respeito deixados de lado em um momento de diversão e festa...

Pense na consciência pesada dos frutos horríveis da maldade, egoísmo e orgulho praticados...

Pense nos filhos da luz abandonados pelas mãos irresponsáveis de mães e pais sem maternidade e paternidade...

Pensar em família é compreender que o erro não está em tentar, mas em ficar estagnado, pois a ação com oração é que levam os seres humanos à evolução eterna.

Eternidade que acompanha os seres humanos como a luz que irradia, pois são frutos do amor na sua manifestação mais simples, e família é manifestação deste amor, e Deus é simples, é luz e amor verdadeiro que presenteia seus filhos com esta oportunidade de aprendizagem diária na crença e certificação da fé, por isso, família é uma benção!


Bibliografia:

Obras de Allan Kardec

O Evangelho Segundo o Espiritismo

O Livro dos Médiuns

O Livro dos Espíritos




Psicóloga, pós-graduada em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina de Catanduva/SP, autora do livro: “Vida, Saúde, Otimismo e Participação: o equilíbrio em um envelhecer saudável”, co-autora no livro: “A assistência humanizada ao idoso: os projetos assistenciais desenvolvidos no Recanto Monsenhor Albino” com o capítulo: “A atuação psicológica em instituição geriátrica”, mantenedora do site www.lilianbuniak.com.br onde disponibiliza artigos variados de psicologia, palestrante nas áreas de Recursos Humanos, Saúde e Educacional, atuando o momento em Saúde Pública e Educação.

Médium de psicografia, oradora espírita, freqüenta a Associação Espírita Nosso Lar na cidade de Catanduva/SP desde 1999.

Nenhum comentário: