Total de visualizações de página

24 outubro 2012

Reencarnação e Consiência - Joanna de Ângelis



REENCARNAÇÃO E CONSCIÊNCIA

A conquista lúcida da consciência abre espaços para o entendimento das  leis que regem a vida, facultando o progresso do ser, que se entrega à  tarefa de educação pessoal e , por conseqüência , da sociedade na qual  se encontra situado .

Não mais lhe atendem as aspirações os conceitos utópicos e as  afirmações pueris destituídas de razão , com os quais no passado se  anestesiava o discernimento dos indivíduos e das massas.

Com ela a idéia de Deus e da sua justiça evolui, arrancando-o do  antropomorfismo a que esteve algemado pela ignorância , para uma  realidade mais consentânea com a própria grandeza.

Os velhos tabus, como efeito, cedem lugar aos fatos que podem ser  considerados e examinados pela investigação, produzindo amplas  percepções de conteúdos que enriquecem a compreensão.

O crescimento interior elucida a justiça, que já não se aferra aos  limites das paixões humanas que a padronizaram conforme os próprios  interesses, agraciando uns e punindo outros, em lamentável aberração  ética e de equanimidade discutível, senão absurda.

A consciência conquistada favorece a penetração nas causas da vida  mediante os processos de intuição, de dedução , e de análise decorrente  da experiência vívida dos fatores que constituem o Universo.

Engrandecem-se o homem e a mulher que se despojam do temor ou da  incredulidade, do beatismo ou da negação , assumindo uma postura digna,   portanto coerente com seu estado da evolução.

Somente a consciência favorece a perfeita identificação com a realidade  das vidas sucessivas , concepção-lei única a corresponder à grandeza da  vida.

Sem a consciência , a inteligência lógica e crê, mas não se submete; a  emoção aceita, porém, receia os impositivos do estatuto da evolução, no  qual está o mecanismo reencarnacionista.

 A consciência abre as comportas da inteligência e do sentimento para a  natural aceitação das experiências sucessivas e inevitáveis, que  promovem a criatura.

A reencarnação é instrumento do progresso do ser espiritual. Ora ele  expia, quando são graves os seus delitos, submetendo-se às aflições que  constituem disciplinas educativas mediante as quais se fixam nos painéis  profundos da consciência os deveres a cumprir. Noutras vezes são  provações que enrijecem as fibras morais responsáveis pela ação  dignificadora.

Longe de ser uma punição, a dádiva do renascimento corporal é bênção do  amor, auxiliando o espírito a desenvolver os recursos que lhe jazem  latentes , qual terra arroteada e adubada em condições de transformar a  semente diminuta no vegetal exuberante que nela dorme.

Diante dessa realidade , amplia a tua consciência pela meditação e age  com segurança ética, entregando-te ao compromisso de iluminação desde  agora.

 Nunca postergues os deveres a pretexto de que terás futuras  oportunidades.

A tua consciência dirá que hoje e aqui estão o momento e o lugar para a  construção do teu ser espiritual, que se deve elevar, libertando-te dos  atavismos primitivos e das paixões perturbadoras.

A consciência da reencarnação impulsionar-te-á ao progresso através do  amor e do bem sem alternativas de fracasso, porque a luz da felicidade  brilhando à frente será o estimulo para que alcances a meta.

Sem a reencarnação a vida inteligente retornaria , ao caos, e a lógica  do progresso ficaria reduzida à estupidez, à ignorância.

A consciência da reencarnação explica Sócrates e o homem bárbaro do seu  tempo, Gandhi e o selvagem da atualidade, a civilização e o primitivismo  nesta mesma época.

Lentamente o ser avança, e , de etapa em etapa adquire experiência,  conhecimento, sentimento, sabedoria, consciência.

Em O Livro dos Espíritos, na questão 170 encontramos o seguinte diálogo  O que fica sendo o espírito depois da sua última reencarnação ?  Espírito bem-aventurado ; puro espírito. 

Para esse desiderato  final , a consciência das reencarnações é indispensável.

Joanna de Ângelis (espírito)
Psicografia de Divaldo Franco
Livro: Momentos de Consciência

Nenhum comentário: