Total de visualizações de página

22 junho 2021

O Triunfo Real - Joanna de Ângelis

 
O TRIUNFO REAL

No mundo físico todas as coisas, assim como acontecimentos, procedem das necessidades impostas pela matéria ou adquiridos como necessidades que se tornam indispensáveis nas injunções carnais.

A ética estabelece os postulados indispensáveis a um resultado opimo, mediante o qual muitas criaturas se acreditam abençoadas ou desditosas.

As questões de relacionamento interpessoal lentamente avultam e passam à primazia, enquanto o Espírito permanece numa situação secundária. Para conquistá-las são indispensáveis o discernimento entre a essência e o instrumento.

Porque visíveis e ricos de alternativas semelhantes, com o tempo surgem como fundamentais os impositivos externos.

À medida que se consegue a identificação entre o corpo e a alma torna-se essencial que o sopro vital mereça cuidados especiais, como o corpo impõe o oxigênio como fator básico para a vida.

Logo se adquire o saudável comportamento, surge a beleza da estética, que é uma ferramenta essencial para a conquista do talento e da harmonia

Com esses dois dispositivos filosóficos o ser empenha-se no esforço de abrilhantar a conduta mediante o propósito de autorrealização e, concomitantemente, o desenho da harmonia, que é a estética auxiliando-o a manter-se em contínua vigilância, a fim de que o exterior reflita com facilidade o interior.

Através dos milênios de evolução antropológica, armas especiais são utilizadas para que se transforme pedra bruta, o metal liquefeito e o barro pegajoso em incomparáveis artefatos que falam das gloriosas conquistas morais da criatura e que se transformam em indispensáveis ferramentas para o êxito.

Quando te detenhas na plenitude da conquista dos valores, não olhes apenas para o piso difícil ou lamentável, mas principalmente para selecionares os acidentes que podem empurrar na direção correta.

A ética é qual uma luz gloriosa brilhando na escuridão da ignorância.

Exige esforços e humildade, a fim de ser verdadeira, e não a sombra do orgulho mal oculto na astúcia ou nos labirintos do ego.

Essa conquista não para quando aparentemente lograda porque sempre se pode aprimorar o comportamento social e moral, baseando-se nas próprias Leis da Natureza.

O ser humano tem-nas como exemplo de ordem e de grandeza transcendente, servindo-lhe de base para a sua própria maneira de encarar a existência e de estar em perfeita sintonia com ela.

Pensa-se, não poucas vezes, num sentido ético, quando sendo uma conduta aprendida mediante teorias repetidas como valiosas para uma boa aceitação na sociedade. Antes trata-se de uma conquista moral pela seleção do que realmente é saudável e faz bem em relação a outras tantas que produzem prazer, mas desconectam o ser do sentido essencial do existir.

O primeiro direito que tem o ser é viver, e bem viver, não apenas viver bem acumulando coisas e situações que são descritas como necessárias para a felicidade.

Vale a pena refletir-se no ditado popular no qual o indivíduo feliz não tinha uma camisa, mas era sobretudo educado.

Eis a chave do princípio ético: educar-se a fim de enfrentar todas as ocorrências com o mesmo estado de ânimo e de prazer.

Quando te vires através dos óculos da autocompaixão ou do vitimismo, liberta-te do pieguismo e amadurece os teus sentimentos, de modo que se transformem num poliedro de aperfeiçoamento.

O bem sempre se adorna de paciência e amor, a fim de que tudo se transforme e possua a transparência de permitir que a luz atravesse os espaços e todo ele se transforme num sol de encantamento.

Não percas a oportunidade de igualar-te a quem te busque nos desvios do sofrimento, retirando as arestas e unindo-te mentalmente ao amor universal que paira em toda parte falando sobre a Glória de Deus.

Quando o Espírito desperta para a luz interior e segue-lhe a trajetória é banhado pelas dúlcidas vibrações da paz.

Somente existe a paz real e o triunfo legítimo quando o ser essencial tenha o mesmo conteúdo do vasilhame que o retém e o esparze.

Um longo período de adaptação e aprimoramento para saber valorizar quais as qualidades legítimas.

O processo de evolução do ser está presente em tudo: da imperfeição à ordem e, do belo ao necessitado de harmonia.

. Essa prerrogativa faz que compreendas que a união do Espírito com a matéria tem um significado mais profundo, além do conceito convencional; é o exato mecanismo para alçar-se da lama grosseira ao sublime instrumento de elevação.

Não te detenhas ante o equívoco e o desalinho e ninguém te sirva de modelo e guia, porque essas esplendorosas qualidades estão apenas em Jesus.

Surgem pessoas portadoras de brilho exterior que despertam interesse e parecem realmente felizes e completas. Exibem alegria e são aparentes exemplos de contentamento e de superioridade ante as vicissitudes do caminho. No entanto, quando urge manter o equilíbrio, demonstrar o valor moral ante os insucessos ou desagrados, desabam no trono da ilusão que erguem a fim de chamar a atenção.

Reserva-te a bênção do equilíbrio em qualquer situação existencial, sabendo que tudo são experiências no sentido do crescimento da vida e superação da ignorância.

Sendo aluno do Universo, sempre estás em aprendizagem e é fascinante poder enfrentar desafios que robustecem a coragem e vitalizam os recursos colocados a serviço do crescimento para Deus.

Os Espíritos nobres, quando reencarnados ou não, fazem-se identificar pela grandeza dos sentimentos e do carinho para com a Humanidade em todos os seus aspectos e quanto menos parecem mais são grandiosos onde se encontram.

São esses que demonstram a grandeza da vitória real, aquela que nunca muda de lugar e nem de características.

Quando pensares em triunfo recorda-te do Homem de Nazaré que, para demonstrar a glória da Imortalidade, não temeu o julgamento arbitrário, a cruz de infâmia e a morte.

No terceiro dia de expectativas, acima das desconfianças e perseguições de todo lado, voltou em triunfo ao nosso convívio para ficar sempre conosco.

Pelo Espírito Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, em 4 de novembro de 2020, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.

Nenhum comentário: