Total de visualizações de página

03 agosto 2016

A lei da causa e efeito - Hugo Lapa

 
A LEI DA CAUSA E EFEITO


Toda causa tem seu efeito, todo efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei. O acaso é simplesmente o nome dado a uma lei desconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à lei.

Esse princípio está contido na lei do karma, ou lei de causa e efeito. Ele afirma que tudo ocorre com base numa causa e tem como resultado uma consequência. Nada existe que seja sem uma causa, pois, como já dissemos, a ideia do acaso é falsa, irreal e tão somente uma falha de nossa percepção.

O que julgamos acaso é tão somente uma lei que ainda não foi percebida e compreendida, e que permanece ainda desconhecida, mas um dia vai se revelar a nós, mesmo que isso demore muito tempo. Por mais aleatório que algo possa parecer, sempre devem existir leis que precipitam tal coisa ocorrer de uma forma e não de outra. Por mais dolorida e sofrida que seja uma situação, devemos sempre pensar que estamos dentro da influência de leis naturais perfeitas, atuando sobre nós e sempre nos empurrando para o aperfeiçoamento.

Tudo está interligado e todas as coisas formam uma corrente que vão influenciando umas as outras, e formando as relações de causa e efeito entre os acontecimentos da vida. Não pode haver uma corrente se não existir um elo que as una, e esse elo se expressa em vários aspectos e um deles é a forma como está descrito o princípio de causa e efeito.

Apesar dessa corrente de causas e efeitos ser um fator de robusta influência aos seres, eles podem modificar esse esquema e ir além dele, e nisso consiste a sabedoria divina, pois todos somos capazes de transcender a força dessa corrente e não se abalar com coisa alguma. Assim, a reencarnação é uma função dos princípios do polaridade, do ritmo e de causa e efeito. O que fizemos numa vida é a causa de um efeito que pode se expressar em outra vida. Fica bem claro que esses três princípios existem de forma bastante semelhante e não é possível imaginar um sem o outro. Por isso, adiantamos que os princípios formam, em essência, um mesmo princípio e que suas diferentes manifestações não são mais do que aspectos diferentes de uma mesma lei fundamental.

Hugo Lapa


Nenhum comentário: