Total de visualizações de página

14 agosto 2016

Missão dos pais espíritas - Joamar Zanolini Nazareth


MISSÃO DOS PAIS ESPÍRITAS

"A melhor escola ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”. Emmanuel - Consolador – questão 110.

Vivemos uma época de profundas transformações, em que os valores que regem a sociedade estão sendo profundamente questionados. Nunca se buscou tanto o prazer e a satisfação doentia das paixões e, ao mesmo tempo, nunca se sentiu tanta falta de orientação e amparo à família que possam amparar o homem para a modernidade, sem levá-lo à bancarrota moral. Sem dúvida, as mudanças fazem parte do processo de evolução. Mas somente com a luz viva da verdade espiritual da reencarnação, com o entendimento da destinação evolutiva do homem, com a compreensão da lei de ação e reação o ser humano conseguirá captar a importância da busca pela riqueza espiritual, cumprindo o mister de renovar a sociedade, renovar os homens.

Os Pais e a Educação

A renovação das criaturas se fará através da educação. A educação se inicia na infância, desde os primeiros momentos do espírito encarnado. E a responsabilidade de educar estas almas que retomam compete aos Pais. Se há grande importância em dirigir um carro, dirigir uma empresa, maior ainda é a importância de dirigirmos um espírito eterno em seus primeiros passos na presente encarnação. As situações meramente humanas passam, mas o moral, o caráter, os sentimentos são elementos divinos que caracterizam a alma que, na infância se encontra fragilizada pelas Leis Divinas, para que tenha a chance de se reajustar e aprender novas lições.

Com Allan Kardec temos a magistral análise: "Pode considerar-se como missão a paternidade? É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro".

O compromisso de sermos pais ou mães foram assumidos na Pátria Espiritual, e reafirmados por ocasião do nosso casamento, na formação da nova família. A responsabilidade dos pais é imensa na educação dos filhos. Não somente na preocupação de dar-lhes alimento, vestiário, brinquedos, lazer, escola, faculdade, conforto, mas principalmente na dedicação em colocar-lhes no coração os sentimentos e virtudes que os orientarão e lhes iluminarão os caminhos.

Novamente Kardec elucida: "Os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação.

Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho." Assim, ninguém poderá tirar dos genitores a responsabilidade da tarefa Isto não significa, em hipótese alguma, que os pais devem realizar uma incrível "mágica" transformar seus filhos em "anjos" em alguns anos de convivência. O que Jesus nos pede é que sejamos sempre esforçados e dedicados a tão importante encargo, não desanimando ante as dificuldades ou desprezando o lar pela busca obsessiva dos fatores transitórios.

O espírito não se modificará intensamente de um momento para outro. Mas todo bom exemplo, toda boa palavra, toda corrigenda sincera, todo diálogo, toda energia, todo carinho, toda disciplina e todo amor jamais se perderão, mesmo que tenham sido encaminhados a um coração endurecido pelo mal, pela preguiça, pelo orgulho e pelo egoísmo.

Joamar Zanolini Nazareth
Extraído da Revista "Informação" maio - 1996

Nenhum comentário: