Total de visualizações de página

09 setembro 2008

Experiências - Cenyra Pinto

EXPERIÊNCIAS

Há muitas experiências que só podem ser feitas no laboratório da própria alma, sem o que o resultado não compensará.

Ouvimos, várias vezes, advertências sensatas e desejamos pô-las em execução, julgando sinceramente não ser difícil tal propósito. A vida coloca, porém, determinadas situações à nossa frente e nos diz: -"eis aí o momento de provares que estás preparado para viver essa experiência". Então ficamos aterrados. Não conseguimos dominar nossa excitação e

nos desgovernamos.

A vida não se compadece de ninguém, não afasta do nosso caminho as experiências proveitosas, pois, como mestra amiga que é, sabe que temos obrigação e necessidade de passar pelas portas que marcam fronteiras de imprevistos, para nos libertarmos daquilo que atrás dela se oculta e que tanto nos apavora. E ao transpô-la, reclamamos contra a vida.

Não nos esqueçamos de que ela apenas nos ajuda, trazendo-nos situações que nos colocam frente a frente conosco mesmos e nos mostram nossa verdadeira face, sem a máscara da mentira, tão bem afivelada, que julgávamos ser nossa real fisionomia.

Companheiros! Não há mais justificativas para vossos desmandos. Não vos escandalizeis com as advertências do amigo que já partiu do vosso meio e que, livre da matéria, mas ainda pejado de falhas e ansioso por se libertar, deseja chegar até vós, trazendo as experiências por que passou; que, como vós, muitas vezes não teve a devida serenidade para viver seus problemas, e por isto tomou a si a incumbência de trazer, sempre que possível (até o dia que lhe seja designado voltar a esse magnífico planeta-escola, onde passou sem grande aproveitamento) um pouco do que conseguiu aprender agora, vendo, de longe, as conseqüências do tempo tão mal aproveitado...

O que vêm até nós, pessoas ou circunstâncias, agradáveis ou desagradáveis, são
enigmas que devemos decifrar, e o resultado, arquivar na nossa alma como patrimônio nosso.

Se enriquecermos cada experiência com amor, elevando as adversidades à categoria de lições dignas de figurarem no arquivo universal, chegaremos à compreensão do nosso eu; teremos conquistado a grande vitória sobre nós mesmos.

É inútil classificar pessoas ou circunstâncias por vocábulos. Se não entendermos, comum sentimento de compreensão, a mensagem contida em cada um, é melhor silenciarmos.

Que o terreno palmilhado por vós seja semeado por vossas operosas mãos, tornando-se um caminho de paz a estrada que palmilhardes.

Cada criatura é um vaso contendo determinada essência para ser trabalhada no laboratório secreto da alma, em forma de experiências contínuas, até se transformar num poderoso antídoto para os males da humanidade.

Assim como o artista toma entre seus dedos o barro informe, o pincel ou a pena, e com estes instrumentos consegue dar ao mundo grandes obras de arte e beleza, assim deveis tomar a vida e fazer das experiências, o vosso material de trabalho, a mais bela obra universal.

Do livro "Vem!", de Cenyra Pinto

Nenhum comentário: