Total de visualizações de página

26 novembro 2011

A Criança e o Culto do Evangelho no Lar - Izabel Bueno


A CRIANÇA E O CULTO DO EVANGELHO NO LAR

O Culto do Evangelho no Lar é a reunião da família para o estudo do Evangelho de Jesus.

O Nosso Mestre Jesus, reunindo com os seus discípulos na casa de Pedro, em uma noite prateada de luar, imprimindo rumo edificante à conversação, convidou os familiares do apóstolo à meditação elevada, e desenrolando os escritos da sabedoria, abriu na Terra, o primeiro culto cristão do lar, conforme narrativas do Espírito de Neio Lúcio, no livro "Jesus no Lar".

O nosso orientador Emmanuel nos afirma: "Quando o Evangelho penetra o Lar, o coração abre mais facilmente a porta ao Mestre Divino.

Tratando-se do estudo do Evangelho no lar, as crianças devem participar dessa reunião para iniciar desde cedo, o aprendizado das verdades eternas.

Sendo o lar "a primeira e a melhor escola onde recebemos as bases do sentimento para a formação do caráter", os princípios de responsabilidade serão consolidados pela compreensão dos ensinamentos evangélicos.

No ambiente do lar espírita, a evangelização da criança se processa através da orientação educativa oferecida pelos pais, o que se fundamenta no exemplo, nas palavras e nos atos, em todos os momentos da vida; garantindo uma percepção mais profunda dos problemas "do ser e do destino", considerando os valores morais.

Com as lições aprendidas na Escola de Evangelização Espírita e no Culto do Evangelho no lar, a criança será iniciada na aprendizagem dos ensinos de Jesus, preparando-se naturalmente para o estudo sistemático da ciência espírita.

Para suscitar o interesse das crianças, no horário do estudo do Evangelho no lar, devem ser estudadas as parábolas de Jesus, podendo também ser narradas histórias e cantadas músicas que lembrem as lições evangélicas.

Com este estudo metódico e perseverante, as crianças receberão as primeiras lições de moral, pois, será levado em conta o elemento espiritual nos fenômenos da vida, concorrendo assim, para a efetivação da educação integral.

Concluindo que o estudo da Doutrina Espírita constitui uma necessidade para o espírito humano, é imprescindível a sua continuidade, não somente no Centro Espírita, mas também em casa, porque além de contribuir para a ampliação do real conhecimento da vida verdadeira, envolve o lar em vibrações de paz e harmonia.

De "Crianças e Jovens"
De Izabel Bueno

Nenhum comentário: