Total de visualizações de página

14 fevereiro 2012

Psicologia da Gratidão - Joanna de Ângelis



PSICOLOGIA DA GRATIDÃO


A gratidão significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é concedido.

A ciência da gratidão surge como a mais elevada expressão do amadurecimento psicológico do indivíduo, que o propele à vivência do sentimento enobrecido. Desse modo, é necessário ao indivíduo abrir espaço para as emoções afim de que o amor se manifeste em forma de bondade e de gentileza para com os outros, caracterizando o desenvolvimento ético-moral. O amor assinala-se, nessa fase, através do anseio de servir, de contriubuir, de gratular...

Nessa fase, a da gratulação, o significado existencial torna-se relevante, proporcionando a mudança do comportamento egoísta e ensaiando as primeiras manifestações de gentileza, de altruísmo. Portanto, o despertamento para a gratidão inicia-se por uma forma de louvor a tudo e a todos e, assim, a psicologia da gratidão deve ser vivenciada em todos os momentos da existência corporal, pois, sendo filha do amadurecimento psicológico, enriquece de paz e de alegria todo aquele que a cultiva.

Feitas tais considerações, frisa-se que a gratidão é um dos sentimentos mais profundos e significativos, porque não se limita apenas ao ato da recompensa habitual; é mais grandioso ainda, porque traz satisfação e tem caráter psicoterapêutico.

Por conseguinte, todo aquele que é grato, que compreende o significado da gratidão real, goza de saúde espiritual, física, emocional e psíquica, porque sente alegria de viver, compartilha de todas as coisas, é membro atuante na organização social, é criativo e jubiloso.

Sendo assim, quando o Espírito alcança o objetivo do seu significado imortal e entende-o com discernimento lúcido, abençoa tudo e todos, agradecendo-lhes a oportunidade por fazer parte do seu conglomerado. A gratidão deve ser um estado interior que se agiganta e mimetiza com as dádivas da alegria e da paz. Por essa razão, aquele que agradece com um sorriso, uma palavra ou uma oração, com o bem que esparze, é sempre feliz, vivendo pleno.

A busca, portanto, da autorrealização é alcançada a partir do momento em que a gratidão exerce o seu predomínio no self sem nenhuma sombra perturbadora, constituindo-se numa bênção de Deus.

Agradecer o bem que se frui assim como o mal que não aconteceu e, particularmente, quando suceda, fazer o mesmo, tendo em vista que somente ocorre o que é necessário para o processo de crescimento espiritual, conforme programado pela lei de causa e efeito.


Joanna de Ângelis (espírito)
Psicografia de Divaldo Franco
Livro: Psicologia da Gratidão

Nenhum comentário: