Total de visualizações de página

27 julho 2020

Dimensões da Verdade - Joanna de Ângelis,

(Barnabé e Paulo)


DIMENSÕES DA VERDADE


Amigo, 
Narra antiga tradição que nos dias heroicos da pregação evangélica, no Cristianismo nascente, pernoitando numa lapa, Barnabé e Paulo comentavam vibrantes e emocionados sobre o tesouro que conduziam e o Príncipe a Quem se deram...
 
Ouvidos atenciosamente por salteadores que por perto se acoitavam, dominados pela cobiça, de imediato avançaram armados e exigiram as moedas e o roteiro que conduzia ao tesouro, arrebatando, das mãos dos trabalhadores da Boa-nova, os apontamentos evangélicos de que se utilizavam para as pregações.
 
Barnabé e Paulo referiam-se à Boa-nova, cujos textos conduziam em pele de carneiro e cuja mensagem entesouravam no coração como roteiro diário para a vida.
 
Os bandoleiros pensavam em joias, moedas, tapetes, especiarias que ambicionavam, em troca da própria vida, se necessário.

Dimensões da verdade.

Tesouro para Paulo e Barnabé, a Palavra da Vida.

Tesouro que para os malfeitores se transformava em fardo de aflições.

-“Eu sou a porta...”

–“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...”

–“Eu sou o pão da vida...”

–“Eu sou a água viva...”

–“Eu sou o bom pastor...”

–“Eu sou a videira...”

–“Vós sois o sal da Terra...”

–“Vós sois a luz do mundo;...”

–“Vós sois as varas;...”

–“Vós sois as ovelhas.”

–“Acautelai-vos,...”

–“Orai e vigiai ...”

–“Vinde a Mim...” – Disse o Mestre.
 
A balada de há dois mil anos continua soando no ar, espraiando-se.Há muita dor afivelada* a rostos coloridos e muita amargura sorrindo num festival de enfermidades disfarçadas.

Tropeçam e se amparam mutuamente nas ruas da aflição o vício e a virtude, buscando dominar.
 
E a palavra do Cristo em dimensões da verdade excelsa para todos os entendimentos repercute nos tímpanos do homem asfixiado em tormentos: “Bem-aventurados sereis...”.
 
O Espiritismo, a seu turno, conforme enunciou o Sublime Embaixador, vem, “à hora predita”, apresentar a verdade revelada nas dimensões do amor, da caridade e do estudo, através do trabalho digno, da solidariedade fraterna e da tolerância cristã.
 
Pelos ciclos dos renascimentos o Espírito ascende às imarcescíveis* alturas pelo devotamento ao bem e através da renovação íntima incessante.
Nessas meditações, hoje trazidas à benevolência dos que nos leem, outro pensamento não nos animou senão o de que o Evangelho de Jesus revivido e confirmado na Doutrina Espírita é portador de todas as dimensões da verdade para o espírito humano em luta libertadora nos caminhos sem-fins da evolução.

Rogando ao Inefável Pastor, a Quem oferecemos o melhor dos nossos labores, e esperando encontrar a compreensão generosa dos nossos leitores, exoramos* bênçãos de paz para nós todos, desencarnados e encarnados, que trilhamos a rota da eternidade.

Joanna de Ângelis
Médium: Divaldo P. Franco
Livro: Dimensões da Verdade - Apresentação
Salvador, 10 de abril de 1965. (Ano do centenário da publicação do livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec).
 
*Afivelar(Fig.): Dissimular; apresentar de maneira falsa. 
*Imarcescível: Que não perde o viço, o frescor; (Fig.) incorruptível,inalterável. 
*Exorar: Pedir com súplica; implorar; suplicar.

Nenhum comentário: