Total de visualizações de página

02 maio 2006

Realização em Caridade - Joanna de Ângelis

"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia"

Sim, existe grande número de pessoas mais bem qualificadas do que tu, para o ministério do amor e a realização da solidariedade na Terra.
Sem dúvida, há multidões que estão menos capacitadas para o mesmo mister, em relação a ti.
O importante, porém, não é como se encontram uns e outros, mas sim, como estás, a fim de que a ação do bem se manifeste, alterando as atuais estruturas morais anárquicas e ensejando a implantação da bondade, do perdão, da caridade entre os homens.
A renovação do mundo jamais se dará mediante imposições legais, embora estas sirvam para frear os desconcertos emocionais e éticos; todavia, será resultante da transformação pessoal de cada criatura, cuja conduta espelhará a excelência do seu equilíbrio e da sua realização superior.
Numa obra de conjunto, todos os elementos são de importância para os resultados que se pretendem. Há fatores que respondem pela precisão e qualidade do trabalho, como existem os que se responsabilizam pela resistência e durabilidade.
São valiosos os de grande porte, nos quais outros se fixam, como os de pequeno volume que acionam o todo e se encarregam da harmonia geral.
Funcionam em equilíbrio, porque cada peça obedece à finalidade para a qual foi elaborada, cada uma cumprindo com a função que lhe é destinada.
No mundo social e moral não é diferente. Quando alguém se ajusta, surge a harmonia no todo; quando se descontrola ou cai, aparece o desequilíbrio.

Fala-se demais em técnica e qualificação como condições essenciais para os empreendimentos relevantes.
Sem os desconsiderar, enquanto estes não chegam, que os valores da dedicação e do serviço se apresentem e dêem início ao programa.
Antes de surgir o arado mecânico, largos tratos de terra forma revolvidos pelo de tração animal; até o advento da lâmpada, lampiões, candeeiros e outros mecanismos rudes se fizeram instrumentos da claridade vencendo as sombras.
Assim, não te detenhas, porque te consideres desarmado de altos valores a que muitas criaturas se referem.
Se não podes implantar a paz, vence a tua violência íntima.
Se não consegues transformar o mundo, melhora-te interiormente.
Se não logras ser uma estrela, torna-te uma lamparina modesta, porém valiosa.

Da mesma forma, evita o desânimo, quando considerando a massa humana volumosa que se encontra em condição menos feliz que a tua.
O adubo, mesmo desprezado, é fator de vida.
A chuva, embora rápida, beneficia.
O Sol, mesmo no entardecer, aquece.

Recorda-te de que "...Deus é caridade; e quem está em caridade está em Deus e Deus nele", conforme anotou o apóstolo João, na sua primeira carta, capítulo quatro, versículo dezesseis.


Retirado do livro "Alegria de Viver" - de Divaldo P. Franco/Joanna de Ângelis

Nenhum comentário: