Total de visualizações de página

13 novembro 2008

Ação e Reação - Espírito Carlos

AÇÃO E REAÇÃO

"A falsa testemunha não fica impune,
e o que prefere mentiras não escapa."

Pv. 19, v.5.

A natureza humana por vezes se compraz mais com as falsas testemunhas, não sabendo que toda ação que impulsiona para os outros desloca, em sua direção, uma reação com características idênticas, tanto para o mal quanto para o bem.

Quem procura diminuir os problemas para os companheiros e se esforça para servir mais, a quem quer que seja, já está percebendo as leis de Deus, pelos métodos experimentais da vivência. O dia a dia, para quem tem olhos para ver, e a razão livre para entender, demonstra que somente nos livramos do mal praticado é vivendo o amor, dentro da sua universalidade.

Ação e reação representam as leis da escola divina, onde aprendemos pelos nossos próprios feitos.

Ninguém fica impune à lei, quando a torce, e criatura nenhuma deixa de receber seus benefícios, quando com ela se afina.

A violência estimula forças da mesma espécie, tanto na natureza interna como externa, e sempre se encontra no ambiente em que foi gerada, causando desastres compatíveis com os estímulos.

Estuda, tu mesmo, no campo que conversamos, e procura harmonizar tua mente com a mente superior. Todos nós sabemos o que é o bem, não são precisas muitas explicações. Se duvidas de alguma coisa, eis Jesus... Consulta-o, pelo Evangelho, e a prática é que vai te falar, mais alto que as palavras.

Se queres ter uma boa reação do que fazes, faze ações nobres.

O mentiroso cria em torno de si um clima da própria dúvida. Ao conversar com os outros, inspira os invigilantes a fazerem o mesmo e, em muitos casos, não é consciente dos desastres da sua presença. Eis que, se começar a fazer um pouco de esforço, no sentido de se regenerar, a ajuda espiritual é muito grande, no tocante ao crédito diante dos outros.

Policia os teus pensamentos, antes que eles se tornem palavras, e mantém, na seqüência delas, reforçada vigilância, para que as conversações não te causem aborrecimentos.

O sábio fala pouco, não porque pensa com economia. A seleção é muito grande, naquilo que escolhe para dizer.

A vida nos ensina, a todos, que a água deve ser apurada para ser bebida; os alimentos, escolhidos; e o asseio, orientado. No concernente à Alma, as instruções são as mesmas. Vivemos de fatos que geram forças reativas, que nos impulsionam para o progresso. Não obstante, é bom que saibamos escolher o que fazemos, de sorte a mostrarmos à consciência que já aprendemos a lição do "Conhecereis a verdade e ela vos libertará".

De "Tuas Mãos"
De João Nunes Maia
Pelo Espírito Carlos

Nenhum comentário: