Total de visualizações de página

30 setembro 2011

Teose Mental - Miramez


Teose Mental

A pureza dos pensamentos é, pois, condição de moralidade da criatura. A alma vestida dos fluidos da carne passa por duras provações, como lições que edificam no coração o bem sem exigências. O que chamamos de teose mental é a purificação da mente no que tange às idéias. Bem formadas, elas imantam todos os sentidos de energia divina, capazes de alegrar o Espírito em todas as investidas para o amor, condicionando vibrações no centro da vida onde pode ser gerada a fraternidade pura.

É necessário que busques nas leituras educativas o esclarecimento para que leves aos ambientes em que, pelas portas do sono, fores trabalhar no mundo espiritual, disposições positivas e comportamento sério, no que se refere à vida pura.

Ao levantares, não deixes que os teus pensamentos assimilem a maioria das idéias-forma que vêm a tua cabeça, carregada do pessimismo que, por vezes, entram no intervalo dos teus pensamentos como sendo tuas. Trabalha selecionando, como selecionas o que vais comer, beber e vestir. Esse esforço deve ser diário, para que a tua vida seja cheia de bons resultados, constituindo teu o dever de trabalhar no teu mundo interno, em busca da perfeição espiritual. Acompanha os grandes personagens que a história universal registra, almas que deixaram um rastro de luz para nos ajudar a carregar a nossa cruz, no calvário da própria vida.

Somos atacados por pensamentos inferiores, que se movimentam na psicosfera da Terra, pelos encarnados e desencarnados ainda sob a influência das paixões inferiores, nas vinte e quatro horas do dia. Jesus foi o ponto alto do mestrado, no que diz respeito à libertação das criaturas. Observa Seus ensinamentos em espírito e verdade, e passarás a preocupar-te contigo mesmo, sem que o egoísmo te faça escravo do materialismo convencional e portador do orgulho, bem como aos corações que desconhecem a verdade.

A tua vida feliz depende de ti: procura descobrir as tuas forças, que quanto mais usá-las no bem comum, mais elas gerarão no mundo da tua intimidade. A teose mental é uma realidade no espiritualista que deseja melhorar porque, queiramos ou não, a marcha de despertamento é uma realidade na nossa vida; no entanto, poderemos acelerá-la com o nosso próprio esforço individual, juntando experiências e acumulando luzes no celeiro da nossa vida.

Quando descobrires o teu horizonte de vida, quando assistires o sol da verdade nascer em ti, luzes e mais luzes aparecerão a te convidar para a felicidade que, se não existe ainda na Terra, já começou a aparecer pelo menos na mente dos de boa vontade. Eis a esperança do bom trabalhador no serviço da caridade, pela força do amor no coração. Sê um bom lutador, mas, começa dentro de ti mesmo, descobrindo as tuas potencialidades que, por vezes, dormem na tua intimidade, esperando o toque de luz, que o Senhor despertou na tua consciência.

Estamos em uma época, onde as duas humanidades se encontram para comemorar o dia da verdade, lançando mãos ao arado, sem olharem para trás. A tua mente gera pensamentos, que deves estudar de onde eles partem e como nascem. O teu esforço é valioso nesse sentido, e mesmo que os pensamentos surjam sem a tua participação no princípio, não deixes a boca anunciá-los para que não caias em novas tentações; concentra-te no bem e ama, que as forças superiores que dirigem e organizam todas as coisas te ajudarão em todos os momentos de aflições.

Deus nunca Se esquece dos Seus filhos, em qualquer condição em que estejam. E quem ajuda a si mesmo, recebe duas assistências: de Deus e dos próprios esforços: as duas, conjugadas, geram mais luz para a defesa de todos os interesses elevados. Os horizontes da vida deverão ser alargados pela disposição de todos nós, para a grandiosidade da vida imortal.

Começa hoje mesmo este trabalho de luz. Vê o que as tuas mãos, os teus pés e a tua cabeça estão fazendo. Remove, pela vontade, as idéias negativas, selecionando para o ninho da tua mente, a verdadeira harmonia de vibrações, que no amanhã ficará mais fácil a aquisição da tua felicidade, em se sentindo e vivendo o amor.


Pelo Espírito Miramez
Psicografia de João Nunes Maia
Artigo extraído do livro "Horizontes da Vida" - 2ª Edição - Ano 1991
Editora Espírita Cristã Fonte Viva


Nenhum comentário: