Total de visualizações de página

09 setembro 2011

Soluções Efetivas - Rita Foelker


SOLUÇÕES EFETIVAS

Nós vivemos num país com certas crenças generalizadas. Estas crenças nem sempre nos ajudam a progredir como sociedade, mas estão aí, e são muito fortes.

Um exemplo: no Brasil, a maioria das pessoas acredita que os grandes problemas sociais serão resolvidos com leis e com dinheiro.

Se uma categoria profissional sente-se prejudicada em seus direitos, faz um movimento que reivindica leis que os formulem ou aumentos de salário.

A impressão que se tem é de que as leis farão o país funcionar melhor mas, curiosamente, boa parte delas acaba nunca saindo do papel.

Se a saúde pública está em precárias condições, cria-se um imposto para gerar recursos para a saúde. Os cidadãos pagam este imposto, e o problema persiste.

Você é um indivíduo dormindo debaixo de um viaduto e acredita que, dando-lhe uma casa para morar, seu problema está resolvido. Contudo, se não houver orientação, conscientização desta pessoa, se não houver uma mudança interior, uma melhora efetiva neste Espírito, em pouco tempo, ele estará novamente sob o viaduto.

O que faz a diferença, portanto, o que realmente gera uma melhoria de vida para o indivíduo e, conseqüentemente, um progresso social, é a melhoria interior, é o desenvolvimento das capacidades da alma, da auto-estima às mais diversas habilidades de lidar com situações emocionais e materiais.

E o caminho para este desenvolvimento é o caminho da Educação, tomada aqui em sentido amplo, não só como o percurso das etapas curriculares e a formação profissional, mas significando todo movimento pessoal no sentido de tornar-se um Espírito melhor a cada momento, independente de idade, de escolaridade e de possibilidades econômicas.

Se posso assistir a uma palestra sobre um tema que me ajuda a melhor me conduzir no meu dia-a-dia, se posso retirar da biblioteca um livro que abre horizontes, se posso ouvir um bom programa de rádio ou boa música, se tenho chance de ver exposições de arte e bons espetáculos gratuitos ou a preços populares, se fico sabendo de um grupo sério que estuda as leis espirituais do universo e decido participar dele, estou tomando atitudes aparentemente insignificantes, mas que representam mudanças profundas em minha vida, porque me transformam por dentro.

Assim procedendo, estou me aparelhando para lidar com as situações cotidianas com mais conhecimento e equilíbrio e, portanto, com menos sofrimento.

Este é o resultado do crescimento espiritual. Porque quando não há crescimento espiritual, o dinheiro pode tornar-se motivo de dissabores e conflitos, as leis podem apenas servir a interesses pequenos e casuísticos, sem cumprirem de fato sua maior função na sociedade, que é tornar nossas vidas melhores, tanto no âmbito individual quanto no coletivo.

De "Força interior"
De Rita Foelker

Nenhum comentário: