Total de visualizações de página

03 agosto 2015

Escândulos no Brasil e no Mundo - Divaldo P. Franco

 

ESCÂNDALOS NO BRASIL E NO MUNDO

Os brasileiros já nos estamos acostumados à sucessão de escândalos que, diariamente, aparecem na mídia.

A princípio, causavam surpresa e constrangimento. No entanto, em face da repetição incessante, já não produzem maior impacto, porque o mais recente é sempre mais grave e desastroso do que o anterior, influenciando a memória a esquecer o primeiro em razão do atual.

Na semana passada, porém, o escândalo envolvendo altas personalidades da Fifa e os seus comportamentos vergonhosos, atrelados a lavagem de dinheiro, suborno e outras condutas indignas, produziu um novo impacto.

As investigações estão apenas começando e espera-se que fatos novos venham somar-se aos desastres morais que estão sendo investigados por órgão federais dos Estados Unidos.

Homens que se apresentavam como honrados, na condição de padrões de seriedade e valor moral, foram encarcerados enquanto aguardam julgamento e os processos avolumam-se.

Infelizmente, esses escândalos na política nacional e no mundo dão a impressão de que estamos num caos, sem a mínima possibilidade de restabelecimento dos valores éticos-morais, em razão da ausência de mulheres e homens honrados.

A conclusão, porém, é falsa, porquanto, simultaneamente acompanhamos o progresso tecnológico, a severidade das leis em diversos países, quando surpreendem os seus infratores na prática de crimes, a divulgação corajosa pela imprensa em torno da indignidade que antes ficava às ocultas.

Naturalmente, ainda teremos muitos escândalos, todavia, não mais acobertados pelos mandatários governamentais, pelos grupos dominantes, demonstrando que ninguém está acima das leis.

Não percamos a esperança de melhores dias, nem duvidemos da recuperação moral dos cidadãos e da perseverança dos atuais membros da elite espiritual que se encontram na Terra.

Diante dos descalabros dos corruptos, preservemo-nos, mantendo-nos conscientes das imensas possibilidades que se encontram ao nosso alcance em relação à sociedade feliz do amanhã.


 Divaldo Pereira Franco*

*Divaldo Franco escreve quinta-feira, quinzenalmente.
Artigo publicado no jornal A Tarde, coluna Opinião, em 04-06-2015.

Nenhum comentário: