Total de visualizações de página

27 julho 2016

Nos momentos de desânimo… - Morel Felipe Wilkon


NOS MOMENTOS DO DESÂNIMO

Nos momentos de desânimo devemos nos segurar ao barco com todas as forças e esperar; depois da tempestade vem a bonança…

Você tem momentos difíceis? Horas em que dá vontade de largar tudo? Você tem dias em que acorda do avesso?

Todos temos momentos em que nos sentimos fragilizados, momentos em que gostaríamos de ganhar colo, fechar os olhos e ter bons sonhos. Ah, você não tem? Claro que tem, todo mundo tem!

E nos momentos de desânimo, como você reage? Coloca a culpa na vida, no destino, no marido, nos filhos, nos genes? Claro que isso não adianta nada, só complica ainda mais a situação. É bom que tenhamos consciência de nossas fraquezas, isso é inerente à condição humana, espíritos em evolução que somos. Ninguém é infalível, ninguém é super-homem (nem mulher maravilha).

Só não podemos deixar a peteca cair, nem podemos esperar que os outros façam o que deve ser feito por nós. Mesmo nos momentos de desânimo, quando parece que estamos no meio de uma tempestade em pleno alto-mar, devemos nos segurar ao barco com todas as forças e esperar; depois da tempestade vem a bonança…

Não podemos ser dependentes de ajuda alheia, ou de pena, ou de algo que se possa confundir com amor. Nosso equilíbrio e bem-estar não podem jamais estar nas mãos de alguém que não seja de nós mesmos. Há pessoas que procuram não esperar muito dos outros para não correrem o risco de se decepcionarem (eu achava isso certo até bem pouco tempo atrás); outras, pelo contrário, entusiasmam-se exageradamente por qualquer pessoa interessante que surja em seu caminho, e depois culpam essa mesma pessoa pelo entusiasmo que nutriram…

As pessoas são exatamente isso; pessoas, e tanto precaver-se delas como entusiasmar-se demais são erros, é dar a outra pessoa um poder que ela não tem, que ninguém tem, só você: o poder de ir à luta e traçar o seu caminho. Se o desânimo bate de vez em quando, tudo bem, segure-se e toque o barco. Mas quando ele se torna frequente, será que não é hora de tratar de planejar as coisas e fazê-las? Quem é o responsável pelos seus sonhos e pela sua realização? Você! Então não espere que alguém realize o que você quer.

Os momentos de desânimo devem ser aproveitados para fortalecer a perseverança. Então não mude o rumo, se acha que ele está certo. Não se dê por vencido, não perca a confiança em você mesmo e no que você faz. Se a cada momento de desânimo você simplesmente abandonar tudo, aonde você vai chegar?

Se cair, levante; não fique se lamuriando ou esperando ajuda! E, acima de tudo, mantenha a vigilância sobre seus pensamentos! Toda e qualquer disciplina começa pelo pensamento. Controle seus pensamentos, mantenha-se vigilante sobre eles, não permita que o estado de desânimo tome conta de você. Esteja sempre consciente de que você, ninguém mais que você, é o responsável pelos seus pensamentos. Busque um bom pensamento e mantenha o foco sobre ele. As ferramentas que você precisa para esse trabalho estão dentro de você; confie na sua própria capacidade, assuma o controle da sua atitude e pare de esperar que as coisas simplesmente aconteçam. Vá à luta! 

 
Morel Felipe Wilkon 
 

Nenhum comentário: