"(...) Será que vocês poderiam me explicar a enquadração de alguns ritos
como: Nascimento, Morte, Casamento, Puberdade, Oração e Libertação na
pratica da religião espírita.
Poderiam me ajudar?"
- Marcos Inácio
A respeito da questão que você propôs, avanço aqui
algumas considerações
muito breves. Informações mais detalhadas você pode
conseguir na literatura
espírita especializada (que você pode consultar posteriormente).
De uma maneira bastante geral, o Espiritismo é uma
doutrina filosófica de
implicações científicas, religiosas e filosóficas (
principalmente éticas). Não há,
assim, dentro dele uma "enquadrarão de ritos" como
você se refere abaixo.
Na verdade, o que o Espiritismo procura fazer é compreender a vida humana
em seus múltiplos aspectos dentro de um ponto de vista espiritualista, isto é,
aquele que prevê a sobrevivência do ser ao fenômeno
da morte corporal e sua
existência antes do ingresso nele, ou seja, do nascimento. O objetivo
fundamental do Espiritismo (assim como o de qualquer doutrina do
pensamento, ao menos em suas origens) é a felicidade do ser humano.
Assim, a doutrina espírita prevê que essa felicidade é conseguida na razão
direta em que conhecemos as coisas importantes ao nosso redor, bem como
soubermos aplicar esse conhecimento em favor de nós
e de nossos
semelhantes. As fases a que você se referem são, as
sim, simplesmente
estágios da existência humana que devem ser compreendidos plenamente
dentro de uma visão do mundo (o que inclui todo o Universo) e não
"ritualizados".
O nascimento é o regresso da alma à vida corporal,
regresso esse que não é
único mas apenas um entre muitos já ocorridos e que
estão para ocorrer.
A morte é o regresso dessa mesma alma à vida espiritual, fenômeno
igualmente comum na vida maior do Espírito.
A puberdade é entendida dentro do conhecimento fisiológico atual, bem como
uma fase de amadurecimento do ser recém encarnado e
vivendo seus
primeiros estágios de adaptação à difícil realidade
do mundo.
O casamento de forma alguma constitui uma instituição dentro da prática
espírita. Trata-se apenas da união, segundo as consciências de cada um, de
dois seres que se reconheçam como devendo mútuas responsabilidades por se
amarem. Essa união, também, de maneira alguma deve
ser obrigatória já que a
liberdade de consciência é um princípio fundamental
, e ninguém deve tê-la
violada em nome de qualquer outra ideia secundária.
A oração é uma prática saudável de relacionamento da criatura (que já dispõe
de semelhante conhecimento para tal) com seu criador e com outros seres (os
Espíritos), mais próximos, visando o equilíbrio do
corpo espiritual que é
fundamental para o equilíbrio e sucesso da vida do
ser.
Esse equilíbrio é
conseguido não somente pela prece mas igualmente pelo ajuste das atividades
do indivíduo segundo as práticas do bem.
Não existe nenhuma fórmula explícita para a oração,
nem número ou extensão,
mas tem como quesito fundamental que seja praticada
com o coração acima
de tudo.
Isto quer dizer que o indivíduo deve estar
consciente de suas
responsabilidades perante as faltas que houver come
tido contra os outros (se
as tiver) antes de procurar qualquer ajuda divina.
Não existe, também, "troca de favores" entre os homens e os Espíritos ou
Deus.
Os que assim pensam agir estão mal informados a respeito da
verdadeira relação que deve existir entre os homens
, Deus e os espíritos.
Finalmente, para dizer alguma coisa sobre a "libertação" vou fazer uma
interpretação pessoal dessa palavra. Libertar significa restituir a liberdade
aquele que se lhe foi subtraída. Se tratamos aqui d
a liberdade do ser, esta se
encontra em sua liberdade de ir e vir, pensar e agi
r. Essa liberdade implica em
certas Responsabilidades, já que ela tem um limite
traçado no lugar onde
começa a liberdade alheia.
O ser (ou Espírito) adquire liberdade a medida que
ele evolui.
Coincidentemente, ele também adquire felicidade. A
evolução espiritual da
criatura é, assim, sinônimo desse ganho de liberdade. O Espiritismo prescreve
que isso é conseguido tão só (como disse) pelo ajuste dos atos da criatura à
regras do bem, da ética e da felicidade dos semelhantes.
Toda moral espírita resume-se, portanto, àquela prescrita por Jesus em seus
evangelhos e que foram resumidas pela regra áurea de "
não fazer aos outros
aquilo que se não gostaria fosse feito a si mesmo
" acrescida do "
amar aos
outros como assim mesmo
". Por "outros" ou "próximos" o Espiritismo
entende todas as criaturas que estão próximas, ou seja, em contato com o ser
(e não aquelas que lhe são caras).
Como Jesus ainda tenha acrescentado o "
assim como eu vos amei
", a prática
desse amor tem como modelo o próprio Jesus.
O ponto fundamental da regra áurea trazido por Jesu
s está na misericórdia que
deve guiar os atos do indivíduo, princípio enunciado no "amar aos seus
inimigos", de ainda muito difícil aceitação na atualidade. Finalmente o
Espiritismo entende que essa "libertação" espiritual se estende a todos os
indivíduos na Terra, não há condição para que eles
pertençam a essa ou
aquela denominação religiosa (nem mesmo ao próprio
Espiritismo).
Essas regras ou leis que cito acima são leis naturais, assim como as leis da
Física, Química etc e, portanto, regem e julgam os
atos de todos os seres. É
claro que o conhecimento facilita o avanço evolutivo e isso é a razão de existir
de todas as religiões da Terra, a refletir parcelas
do conhecimento divino entre
nós.
Ademir Luiz Xavier Jr
Publicado no Boletim
GEAE
Número 337 de 23 de março de 1999 e
reproduzido com autorização do autor.
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