Total de visualizações de página

19 julho 2019

O ódio no Plano Espiritual - Hugo Lapa



O ÓDIO NO PLANO ESPIRITUAL



Existe ódio entre os espíritos?

Com o espírito que já se reconheceu como sendo espírito, não existe nem o menor fragmento de ódio. Mas com o espírito que ainda se vê como um ser humano, sim… esse pode ter muito ódio dentro de si mesmo.

O espírito que se reconhece, se vê e sabe que é espírito, não tem nenhum motivo para ter ódio. Mas por que isso ocorre? O espírito que se enxerga como um espírito não tem razão para se abalar com as coisas que aconteceram durante a sua vida na Terra. Seria o mesmo que se deixar atingir e ficar com ódio daquilo que aconteceu durante um jogo de games. Se a pessoa sabe que eu não é aquele personagem do game, ela sabe que nada do que ocorreu com aquele personagem faz parte da sua vida normal. Então, porque se deixar levar por essas coisas?

Pode o espírito que se reconhece como espírito continuar com mágoa daquele que o assassinou numa encarnação? O espírito que se vê como espírito sabe que sua vida não terminou com o assassinato… ele sabe que a morte é apenas um retorno à pátria espiritual. Ele sabe que nada ocorre por acaso e se sua morte foi naquele momento, essa foi uma experiência válida para sua evolução.

Se ele é espírito e encontrou uma plena felicidade em sua condição cósmica, por que se importar com a perda dos bens terrenos e de sua encarnação? Por que se importar com a doença que degenerou seus órgãos se o espírito não tem corpo material? Por que se preocupar com a perna que foi amputada se o espírito não tem perna? O espírito que ainda se identifica como um ser humano, com uma pessoa que tem uma história e uma personalidade, esse sim pode entrar em depressão com a amputação de uma de suas pernas e ficar com raiva de tudo. Mas o espírito que compreendeu a sua condição espiritual, onde nada pode destruir a essência eterna que é a sua natureza, como isto poderia alterar um milímetro de sua paz?

Aquele que se reconhece como espírito sabe que ele não morre, que ele não padece, que ele não é destruído, que ele nada pode perder, que ele não pode sofrer, ele não pode sentir falta e não pode se abater por coisa alguma. Se ele não é desse mundo, por que sofrer com as catástrofes do mundo? Quem sabe que está além desse mundo não pode se deixar atingir por alguma coisa que exista aqui.

Como se diz na pergunta 322 de O Livro dos Espíritos: “Os Espíritos esquecidos, cujas tumbas não são visitadas por ninguém, comparecem apesar disso e sentem algum desgosto por não verem nenhum amigo lembrar-se deles — Que lhes importa a Terra? Somente pelo coração se prendem a ela . Se não mais o amam, nada mais há que faça o Espírito voltará Terra. Ele tem todo o Universo pela frente.”

Sim, “temos todo o universo pela frente”, como diz O Livro dos Espíritos. O infinito e a eternidade está a nossa disposição… ao nosso alcance. O que mais podemos querer se já temos tudo como espíritos? O que podemos perder se o espírito é infinito e eterno? Quais problemas mundanos podem nos prejudicar se não somos desse mundo? “Eu não sou desse mundo” disse Jesus. Por que Jesus disse que não era desse mundo? Por que ele tinha a experiência de ser espírito, de sentir a essência imortal do seu ser mais profundo. Jesus sabia que não era um corpo, uma personalidade… Jesus sabia que ele não podia ser morto pelos romanos na cruz, pois se ele é espírito, quem pode matar aquilo que é imortal? Jesus se entregou aos romanos com a certeza de que toda a via crucis ocorreria com seu corpo e com a personalidade “Jesus”, mas não com seu espírito imortal, pois este é perene… e nada pode atingir. Buda também tinha certeza desse princípio, pois o vivenciava… tanto é assim que ele mesmo que disse: “Eu atingi o imortal”.

O corpo material nós ganhamos em algum momento e, por isso, sofremos quando o perdemos. Mas aquele que sabe que nada pode ganhar e, por conta disso, nada pode perder… o que o faria sofrer? A essência do espírito nunca teve começo e nem sequer terá fim… é infinita, eterna, incognoscível, indestrutível e totalmente inabalável. Aquele que já compreendeu que é espírito, esse nada pode afetar… e consequentemente, não pode ter qualquer resquício de ódio.

Hugo Lapa


Nenhum comentário: