Total de visualizações de página

08 fevereiro 2008

Sofrer - Maria do Carmo Junqueira Avelar

Sofrer

Há quase um ano meu filho morreu.

Não há outra maneira de dizer isso, não há como fantasiar ou melhorar a situação. Há outras formas de dizê-lo. Mas a verdade é essa: ele está morto para esse mundo, para esse tempo, para esse momento, para as pessoas que o conheceram e o amaram.

Entretanto, eu sei que, em um outro lugar, ele está vivo. Nós, agora, vivemos vidas diferentes. Em locais diferentes. Em planos diferentes. Em realidades diferentes. Com objetivos um pouquinho diferentes. Talvez demoremos a nos encontrar novamente. Mas é certo que nos reencontraremos. Mas, eu pergunto, o que é o tempo quando se tem o infinito? Em algum momento, no tempo de Deus, no local por Ele escolhido (ou permitido, não sei), nós nos encontraremos novamente. E nos amaremos novamente, como mãe e filho que somos, destinados ao amor em Deus na união com Cristo. Será tão difícil assim esperar por esse momento? Não será muito mais interessante e muito mais gostoso alegrar-me pelo que tenho à frente, pelo que me aguarda, em vez de sofrer pelo que "perdi"? Segundo Joanna de Ângelis, em seu livro Plenitude, psicografado por Divaldo Pereira Franco, "a vida são as incessantes oportunidades que surgem pela frente, jamais os insucessos que ocorreram no passado."

Vou explicar o que penso. Não é com alegria que esperamos pelo nosso aniversário, na expectativa de confraternizar com a família e os amigos e de receber presentes? As crianças não esperam sempre ganhar presentes em seus aniversários e nas datas comemorativas? Quem não espera pela Páscoa, só para ganhar e comer ovos de chocolate? E o Natal, então? Está certo que as pessoas se esquecem do que é realmente o Natal, mas... isso, agora, não vem ao caso. Final de ano, todo mundo feliz, solidário, fraternal. E a espera pelo Ano Novo? Então, não é boa essa esperança, essa ansiedade por algo que temos certeza que vai acontecer e que vai nos encher de alegria? É disso que estou falando. A expectativa do reencontro, a alegria incontida pelo que vai acontecer, a emoção da espera...

Para isso, para esse reencontro, é que faço meus preparativos!

Muitas pessoas preocuparam-se comigo durante todo esse tempo, sem saber o que estava realmente acontecendo dentro de mim. Alguém chegou mesmo a me dizer que eu havia sublimado[o acontecimento! Que falta de perspectiva dessa pessoa! Que falta de bom senso... E quanta ilusão! Eu apenas tomei o caminho mais fácil. Ou talvez não seja o mais fácil. Mas, com certeza, é o melhor caminho. O único possível nessas situações: eu resolvi não sofrer.

Mas, é impossível não sofrer, alguns dirão. E eu respondo: sim, é impossível não sofrer quando se perde o único filho com apenas catorze anos de idade... A saudade é forte. Os vínculos sempre foram fortes. O amor é muito grande. Não se esquece alguém tão importante assim, de uma hora para outra, e muito menos deixa-se de pensar nessa pessoa. É impossível. É impraticável. Não adianta nem tentar.

Entretanto, eu "sobrevivi" a ele; eu estou aqui. Melhor dizendo, eu ainda estou aqui nesse planeta. E, é claro, eu ainda tenho minha missão: evoluir. Ou, pelo menos, tentar. Ainda há pessoas que dependem de mim; ainda há pessoas que eu devo conhecer; ainda há pessoas cujas vidas serão afetadas pela minha (não importa como, nem com qual intensidade); ainda há projetos a realizar; ainda há lugares a conhecer; e, talvez mais importante que tudo isso, ainda há muitas pessoas para AMAR.

Eu disse que escolhi o caminho mais fácil. Mas, devo dizer, que ele não é tão fácil assim. Depende de entrega; entrega à própria vida e a Deus, incondicionalmente; depende de se amar os semelhantes; preocupar-se com eles mais do que consigo mesmo; deixar de lado o egoísmo; ser paciente consigo e com os outros; e, acima de tudo, ter coragem e esforçar-se para perdoar. Perdoar tudo e todos. Sem exceções. Sem condições.

É claro que não alcancei esses requisitos. Não sou tão boa assim. Entretanto, posso garantir que tenho me esforçado, consciente e constantemente, por alcançá-los. O que eu sei é que o caminho é esse. Por isso é meu desejo alcançar esses requisitos. Eles são meu objetivo e minha meta. E enquanto coloco toda a minha energia e meu esforço em uma meta tão importante consigo sair da minha dor, esquecê-la um pouquinho, sofrer menos, alegrar-me mais. Posso até dividi-la com outros. Assim, ela pesa menos. Fica mais fácil de suportar. A cruz fica mais leve.

Remoer os acontecimentos não faz bem a ninguém. Pensar no que poderia ter sido traz menos benefício ainda. Imaginar como teria sido a vida com ele é irrelevante. Tanta coisa poderia ter acontecido... Eu posso imaginar pelo menos algumas dezenas de acontecimentos diferentes para esse último ano da minha vida. E mesmo assim eu poderia estar a léguas de distância da verdade. Como eu posso saber? E tem outra coisa: quem me garante que, tendo sobrevivido, ele teria sido mais feliz do que é agora? Quem me garante que ele é infeliz hoje, que ele está triste, que ele não foi bem recebido, que ele não está amparado nos braços de pessoas que o amam tanto quanto eu?

Talvez alguém vá dizer que eu estou imaginando toda uma situação adequada à "sublimação" do que aconteceu. Como já me disseram. Mas isso não é verdade. Eu estou sendo realista. Ou seja, estou colocando as coisas na sua real perspectiva. Estou dando ao fato sua justa realidade: nem mais, nem menos. Ademais, estou sendo condizente com aquilo em que acredito.

Vejamos por outro lado. As pessoas costumam colocar seu sofrimento acima de tudo, parece que o supervalorizam. Há pessoas que se esquecem de quantos irmãos seus sofrem nesse planeta, dores às vezes muito piores do que a sua. É certo que fazer comparações não é uma boa pedida. Mas, se nós nos dispusermos a examinar a dor que nos aflige tendo em mente a dor de outras pessoas, nós a avaliaremos em sua grandeza exata. Nem a sentiremos maior nem menor do que ela é na verdade. Além disso, a dor pela morte de alguém não é privilégio de alguns poucos "escolhidos", nós bem o sabemos. A morte do meu filho não é um problema exclusivamente meu e pelo qual ninguém nunca passou; diversas mães já passaram por isso antes de mim e inúmeras ainda vão experimentar essa dor. Além disso, a morte é uma realidade da vida. Sem vida não há morte (e vice-versa).

Pois bem, eu decidi escolher o melhor caminho. Esse caminho me leva a valorizar o que eu tenho, os meus familiares, os meus amigos, a minha vida. Isso não quer dizer que eu tenha me esquecido do meu filho, ou da minha dor. Apenas consegui colocá-los no seu "devido lugar", ou seja, em um cantinho especial em meu coração. É um local reservado e que eu visito com freqüência, a fim de acalmar a minha saudade.

Para acabar com o sofrimento é preciso acabar com a causa do sofrimento. Se eu não consigo eliminar a causa (a saudade, a falta, o vazio...), então eu devo deixar de valorizá-la para tentar diminuir o sofrimento. É assim que deve ser. Pelo meu próprio bem, pelo bem do meu filho, pelo bem de todas as pessoas que me cercam.

Agir assim tem dado certo comigo. Tem me deixado mais tranqüila, tem me deixado pronta para exercer todas as minhas faculdades: amor, paciência, esperança, fé, coragem, alegria ... Todas essas faculdades são dons de Deus a mim concedidos, para que eu possa usá-los em benefício próprio, do meu crescimento pessoal, e no benefício dos meus irmãos em Cristo. Dons que eu não tenho o direito de recusar, muito menos de usar mal. Não posso e não devo, também, deixar de usá-los para me trancar dentro de uma concha, com a minha dor, protegida de tudo e de todos. Menos de mim mesma. Seria muito egoísmo.

Deixo aqui dois pensamentos que talvez resumam tudo o que eu tentei explicar. O primeiro não conheço o autor: "Que a tua atitude não seja como a do rochedo, que segura a onda causando o turbilhão."

O segundo é do livro "Poemas para Rezar", de Michel Quoist: "A morte existe, Senhor, mas é um momento apenas, um instante, um segundo, um passo; o passo do provisório ao definitivo; o passo do temporal ao Eterno"

Texto de Maria do Carmo Junqueira Avelar
Fonte: O Mensageiro

Nenhum comentário: