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31 julho 2010

Confiança Cega - Espírito Augusto

CONFIANÇA CEGA

"O orgulho tem posto a perder numerosos médiuns dotados das mais belas faculdades." - O Livro dos Médiuns, cap. 20 - 227.

No estudo da mediunidade é oportuno relacionar determinados comportamentos que podem comprometer o intercâmbio útil.

Empolgação sem discernimento;

Boa vontade sem estudo;

Exercício sem disciplina;

Instrumentalidade sem equilíbrio;

Força sem direção.

Quase sempre, atitudes como estas conduzem a resultados frustrantes por alimentarem a confiança cega nos comunicados que chegam de além-túmulo. Apesar do risco que isso representa, inúmeros companheiros se deixam levar pela irresponsabilidade, assumindo posturas inadequadas.

Recusam a crítica construtiva;

Isolam-se em suas teorias e práticas;

Duvidam da capacidade alheia;

Iludem-se quanto à auto-suficiência;

Trocam o esclarecimento pelo espetáculo;

Com isso, abrem as portas para entidades mistificadoras que passam a explorar-lhes o psiquismo.

Necessário compreender que esse tipo de comportamento frequentemente nasce da vaidade doentia, que aprofunda raízes do personalismo no solo da alma.

O orgulho exacerbado é uma chaga que desfigura o espírito. Nasce, muitas vezes, da falsa imagem que o indivíduo faz de si próprio, por desconhecer sua verdadeira realidade interior.

A prática mediúnica, porém, nos padrões espíritas, deve representar um curso de reeducação interior para o próprio médium.

A convivência com o plano extra-físico deve conduzi-lo a transformações de ordem moral.

A certeza sobre a imortalidade do espírito deve incentivá-lo à mudança de hábitos, principalmente os mentais.

A heterogeneidade evolutiva dos desencarnados deve despertar-lhe o discernimento.

O contato com as dores humanas, dos dois lados da vida, deve representar, ao mesmo tempo, uma advertência e um convite.

Praticada nestes moldes, a mediunidade representará, sobretudo, um saldo interior para a superação do ego, a fim de que o ser possa gravitar em níveis de consciência mais elevados.

Lembra que uma das principais metas do ser humano é a identificação plena com o amor cósmico, o que equivale a encontrar-se com as potencialidades divinas existentes em si mesmo.

Sem a predisposição para amar nessa esfera de compreensão, dificilmente produziremos resultados compensadores no intercâmbio mediúnico porque, distantes do amor que sabe discernir, continuaremos sujeitos ao orgulho que insiste em cegar, comprometendo nossos melhores propósitos no campo espiritual.

De "Mediunidade - Autoconhecimento",
de Clayton Levy,
pelo Espírito Augusto

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