Total de visualizações de página

19 julho 2010

A Fé em Breves Considerações - Marcelo Ribeiro

A FÉ EM BREVES CONSIDERAÇÕES

Essa coragem, esse ardor que o impele a realizar alguma coisa e a algo fazer, expressa o estágio primeiro da fé natural.

Sem o seu contributo, o homem se resumiria, nas ações que empreende, a simples máquina de impulsos primitivos.

Canalizando-a, mediante esforço racional bem dirigido, através da reflexão e do exercício mental, nos rumos do bem geral, da elevação pessoal, da mudança de atitude vibratória - eis presente a fé religiosa.

A fé religiosa que se deriva dos complexos mecanismos da meditação consciente, em função do conhecimento das leis que regem a vida, é dos mais altos atributos que o espírito conquista, no empreendimento superior da existência terrena.

Graças à fé religiosa mudam-se as paisagens morais da Terra para o homem que crê, alterando nele a visão e desdobrando-lhe o alcance em torno das lídimas realidades que lhe compete perseguir e conquistar...

A fé, desse modo, faz-se dínamo gerador de poderosas energias, mediante as quais se estabelecem contatos transcendentes nas augustas fontes da vida, donde fluem e para onde refluem as forças que "removem as montanhas" de dificuldades, que a insensatez fez levantar no curso dos caminhos percorridos pelos pés levianos nos dias do passado.

"Tudo é possível àquele que crê", porque o homem assim armado de confiança sabe investir sem tergiversações - e fá-lo muito bem -, todos os valores e recursos de que pode dispor na programática que traça a bem de si mesmo.

Não teme, porque sabe superar os receios, graças ao archote da confiança que espanca todas as sombras.

Não se afadiga na precipitação, por conhecer que há o tempo da sementeira como o há da colheita.

Nunca descoroçoa, já que tudo coloca na vida superior, acima das injunções imediatistas e das ilusórias aquisições.

A fé soluciona quaisquer enigmas, senão no primeiro momento, ao ensejo próprio, já que o impele à procura das causas donde procedem as complexidades, dando salutar direção ao pensamento.

Resolve os intricados meandros das conjunturas da vida física e da social, solucionando, também, as interrogações perturbadoras da mente encarnada, desde que a ascensão aos cimos sublimes tem início na conquista dos primeiros degraus que conduzem aos acumes desafiadores.

A fé é essencial para o êxito de qualquer empresa.

Para a redenção e sublimação do espírito que sente necessidade de vida e de liberdade, transforma-se no fator preponderante, na razão indispensável, desde que, sem ela, ou sob conflitos, ou no báratro da descrença, o malogro é o fanal do nauta desavisado ou incoerente que veleja no corpo físico ou fora dele, nos rumos da Imortalidade...

A fé, portanto, religiosa e lúcida, pode ser comparada a alta bênção, que, todavia, cada um pode e deve alcançar, se quiser...

De "Terapêutica de Emergência",
de Divaldo Pereira Franco,
pelo Espírito Marcelo Ribeiro

Nenhum comentário: