Total de visualizações de página

27 maio 2011

Espiritismo, Instrumento de Libertação aos Jovens - Valentim Lorenzetti


ESPIRITISMO, INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO AOS JOVENS

Já ouvimos muita gente dizer que a prática religiosa é coisa para pessoas idosas. Esta, talvez, seja uma afirmação de quem ainda tem da religião uma noção relacionada com ritual, dogmatismo, ou coisa parecida com estagnação.

Na realidade, religião não é nada disso: como ato de religar a criatura ao Criador, ela é totalmente dinâmica. Religião é busca incessante, progresso permanente, evolução constante, aperfeiçoamento sem limites rumo ao infinito.

Não se pode admitir religião estática ou limitante das potencialidades criadoras do ser humano. Pelo contrário, a religião deve despertar em todo indivíduo a centelha divina que há no íntimo de cada um de nós, a ponto de transformá-la em facho permanente de luz. É interior, de dentro para fora.

Não podemos iluminar uma criatura de fora para dentro. Deve projetar-se em favor de seu próximo, pois também não se entende iluminação espiritual sem fraternidade, sem colaborar para o progresso de nosso semelhante.

O Espiritismo, como religião, como Cristianismo redivivo, fornece ao homem o “combustível” para essa iluminação interior, para o conhecimento de si mesmo. A doutrina Espírita não se preocupa em dirigir o indivíduo, em dizer-lhe o que deve fazer hoje e amanhã, mas, tão somente, em lhe indicar "CAMINHOS DE LIBERTAÇÃO".

É, portanto, uma religião que vem perfeitamente ao encontro das aspirações dos jovens, e, também, dos velhos, já que o espírito é imortal: envelhece e perece apenas o corpo físico.

Dizemos que atente às aspirações dos jovens porque estes particularmente estão em busca de liberdade e com muita frequência caem escravizados sob algozes diversos, porque interpretaram mal o sentido da liberdade.

A liberdade não é "fazer tudo aquilo que a gente quer": é fazer tudo aquilo que realmente nos liberta interiormente.

Se fizermos tudo aquilo que queremos, normalmente nos estaremos escravizando a uma série de mitos: os mitos que representam aquilo que queremos fazer.

Entre esses mitos podemos incluir: o mito da independência precoce com relação à família, o mito da liberdade sem responsabilidade (desregramentos generalizados), o mito da alienação ("não vale a pena colaborar para a sociedade que aí está"), o mito do engajamento em ideologia que prega a violência.

Como mitos que são, não libertam ninguém e nem preparam ninguém para amanhã ser pregoeiro da liberdade. Como mitos que são, de aspectos exteriores, são todos escravizantes. Não atingem o espírito; não são revolucionários; são essencialmente reacionários. São paralisantes das faculdades espirituais,
tóxicos, anestesiantes, rotulados de libertadores do homem.

Busque o jovem o Espiritismo como instrumento de libertação interior e meio que lhe faculte condições para promoção da sociedade, e estará encontrando-se a si próprio.

Liberdade que esclarece e dá ao homem condições de andar sozinho e de dar a mão ao seu semelhante infeliz, procurando iluminá-lo também para que amanhã o necessitado de hoje seja, também ele, aquele que ajuda o próximo.

De “Caminhos de Libertação”
De Valentim Lorenzetti

Nenhum comentário: