Total de visualizações de página

27 janeiro 2012

Esperança - Maria Nunes


ESPERANÇA

No coração do crente nunca se apaga de todo a esperança; o coração do incrédulo é um negro abismo, em cujo fundo mora o demônio do desespero. (J. M. de Macedo)

A esperança é filha da fé, distribui alegria e dá paz aos que creem; as religiões são fonte deste ambiente agradável.

O incrédulo é motivado pelas forças negativas, onde tudo é escuridão, senão abismo. Eis o valor da fé: ilumina os caminhos das criaturas, mostrando Deus e Cristo por onde passa. Da falta de esperança no coração da criatura passa a surgir o desespero diante de pequenos problemas. Confie, meu filho, naquele que criou todas as coisas, e que é Pai de todas as criaturas. Ele nunca dá pedra a quem tem fome. Se você tem uma religião, aprofunde-se na sua substância, tirando dela o que ela pode lhe oferecer em fé, para que a esperança lhe garanta a própria vida, porque onde há esperança, irradia-se a alegria.

Diz o escrito acima registrado que "no coração do crente nunca se apaga de todo a esperança." Crer em Deus é, pois, o fator principal da vida da alma. Partindo daí, as leis vão ficando mais fáceis de serem observadas e a fé cresce nos sentimentos, destampando o clima de amor, de sorte a embelezar a vida.

Assinalamos, com alegria, que precisamos confiar, acima de tudo, em Deus, sentindo a Sua harmonia em tudo o que tocamos, em tudo o que observamos, em tudo o que pensamos, falamos e vivemos.

E adianta o tópico, "o coração do incrédulo é um abismo." De fato, à observação comum, notar-se-á que o homem incrédulo vive sofrendo no abismo da dúvida, revoltado com a vida, cheio de egoísmo e inspirado pelo orgulho, monstros que devoram os princípios da felicidade. Temos todos uma luta a vencer: é expulsar esses monstros de dentro de nós, deixando ambiente para o amor e a caridade.

E remata o escritor, no mesmo tópico "em cujo fundo mora o demônio do desespero."

De fato, a alma que ainda não sentiu "clima espiritual" acaba no desespero, principalmente quando chega a dor e a velhice. O espírita já conhecedor de certas verdades da vida deve alimentar, cada vez mais, a esperança em seu coração, de maneira que esse coração em Cristo possa refrescar a consciência e mostrar que existe a felicidade.

Vamos confiar em Deus, confiando igualmente nos guias espirituais, que nos inspiram sempre, fazendo-nos sentir e passar a viver o amor, porque desta maneira encontramos o que existe dentro de nós, que por vezes procuramos fora, o céu.

Uma parte de toda essa harmonia o Senhor colocou em nossas mãos, para que despertássemos com os nossos próprios recursos.

De "SABEDORIA (A Lei de Deus no Pensamento dos Homens)"
De João Nunes Maia
Pelo Espírito Maria Nunes

Nenhum comentário: