Total de visualizações de página

04 maio 2013

A Fala e Simpatia - Miramez

 


A FALA E SIMPATIA


Simpatia constitui-se em alguns raios de bondade que nascem do coração e que, pelas vias da palavra, enriquecem o seu conteúdo. É, por assim dizer, uma sintonia profunda com o amor e uma lavoura que se inicia no campo imenso do Espírito, pedindo ao agricultor cuidados imensuráveis, para que os frutos sejam abundantes e prestáveis. 

Quem já deixa mostrar pela expressão, senão pela fala, certos raios de simpatia, está sendo convocado pelo próprio mundo interno a trabalhos valiosos, rumo à autoeducação dos sentimentos, ao aprimoramento dos pensamentos, a reparos profundos na vivência diária. Todavia, não se constrói uma cidade em um dia, e isso seria muito mais fácil no reino do Espírito, que requer da nossa parte muita perseverança, fé e autoconfiança em Deus e em nós mesmos. Trata-se de uma obra divina, pedindo muito, mas muito tempo, para a devida consolidação. Entretanto, é bom que comeces e se ainda não iniciaste, o esforço próprio é a porta pela qual todos os Espíritos iluminados passaram, competindo a nós outros seguirmos os seus passos.

Começa o dia dando graças a Deus pela noite, não se esquecendo do apoio da tua feição deixando alvorecer um sorriso de esperança, fortificando os humores com a paz, com a fé e com o amor, crendo nos valores que Deus te confiou, para que ato e fato nenhum retirem da tua personalidade a serenidade, advinda dessas virtudes evangélicas. Continua o dia como o sol faz sempre, clareando, sempre vivificando tudo, como sentinela dos céus a trabalhar na Terra. Sabemos que és dotado de alguma simpatia; ilumina esse estado de alma com a palavra, na orientação do Cristo, falando e ouvindo na sintonia do bem que sempre vives. Se acordaste com o cheiro da melancolia, não saias do teu aposento com esse ranço constrangedor; copia o cão quando sai da água e exercita a tua mente para esquecer aquilo que te incomoda. Usa do poder grandioso da prece e não deixes o tempo passar em vão, pois o trabalho é a esponja que ajuda a enxugar as sujeiras da imperfeição. Podes começar o labor em casa, nos primeiros cumprimentos do dia, com aquela disposição de otimismo, com aquele clima de esperança, que a vida te responderá na mesma dimensão em que te propuseste servir.

Vamos lembrar de um fato que muito ilustra a nossa conversa: dois discípulos de Jesus, no caminho de Emaús, entabulavam uma conversação acerca das promessas do Mestre e, então, notaram entre eles um homem respeitável, que dava continuação ao assunto, enriquecendo os seus valores. É anotação de Lucas, no capítulo vinte e quatro, versículo trinta e dois: “E disseram um ao outro: porventura não nos ardia o coração, quando ele pelo caminho nos falava, quando nos expunhas as escrituras?”

Certamente que ardiam os corações dos discípulos pela simpatia, pela força da palavra de Jesus. Qual o móvel que para ali atraiu o Senhor? A sintonia de ideias, de emoções, de ideais. Sintonia é continuação da mesma música; portanto, atrairemos para o nosso convívio aqueles que são a nossa continuação, em matéria de pensar, falar e viver. Não há engano no conjunto das coisas e dos homens; todos estão ligados por atrações mútuas.

Quando falares a alguém, não te esqueças de que a simpatia é agradável a todos e que ela é, por excelência, conquista nas bênçãos de Deus e que a sua evolução depende muito de nós.


Livro Horizontes da Fala, cap. 47
Espírito Miramez 
Psicografia de João Nunes Maia




Nenhum comentário: