DISCIPLINANDO PENSAMENTOS
A autoridade benfeitora é aquela que exercemos conosco mesmos, ampliando conhecimentos espirituais em todas as áreas da vida, para que a nossa vida se torne uma vida em flor.
Temos muito a disciplinar dentro e fora de nós, desde que a preguiça não nos inspire para deixar para amanhã o que poderemos começar hoje mesmo. A conduta da criatura deve acompanhar o progresso espiritual e as modificações são necessárias em todos os âmbitos da vida.
Os pensamentos nos vêm com a missão de formar ideias e elas são de nossa inteira responsabilidade, no mundo das nossas cabeças. O que fazer destas ideias que não se afinam com o bem da comunidade inteira? Responderemos por elas e por todos os distúrbios que elas nos causarem, seja nesta ou em outras existências. Se já sabemos destas verdades, para que sofremos?
O pensamento surge na engrenagem da alma e é neste momento que devemos vigiar na formação daquilo que vamos falar aos outros, no sentido de que a nossa fala não nos coloque como deturpadores das força de Deus em nós.
Façamos as correções necessárias antes que seja pior; retifiquemos, nos mínimos detalhes, aquilo a que chamamos de verbo falante, que ele nos acordará para a luz da divindade.
Mas se negligenciares ante a disciplina contigo mesmo, cada vez cairás mais ainda para o abismo das conversações inferiores, fazendo um círculo vicioso, porque é no clima dos teus próprios pensamentos que passarás a respirar o que pensas e o que falas, e a comer do que falas e do que pensas, alterando, assim, todo o teu metabolismo físico e espiritual, sofrendo, portanto, as consequências dos males sintetizados por tua ignorância.
É neste sentido que Jesus é a salvação da humanidade, pois veio nos mostrar a verdade. Ele é a própria Verdade; veio nos mostrar a vida, Ele que é a própria Vida; veio nos mostrar o caminho, Ele que é o próprio Caminho.
Quem aprende com o Cristo nunca mais erra o caminho para a felicidade. A escola do Evangelho é a melhor para todos nós, no corpo e fora dele. Instala, meu filho, a ordem em tua cabeça e passa a pensar melhor, a falar com mais proveito e a viver com mais decência.
Educa-te com amor, lê a Doutrina Espírita, se queres avançar na tua perfeição. Ela nos mostra, com mais facilidade, as leis a que devemos obedecer. Quem não é contra Deus, é com Ele, na luz do seu coração, que pulsa e dá vida a toda a criação.
Corrige tudo que em ti esteja errado e deixa aos outros a parte que lhes cabe. Dá o exemplo de dignidade e segue avante, que os outros te acompanharão no que estiveres certo.
De “Flor de Vida”
De João Nunes Maia
Pelo Espírito Scheilla
Nenhum comentário:
Postar um comentário