Total de visualizações de página

08 setembro 2014

Acontecimentos Imprevistos - Joanna de Ângelis


ACONTECIMENTOS IMPREVISTOS

Enquanto a barca da reencarnação navegava nas águas tranquilas do prazer, todos os acontecimentos eram enriquecidos pelos sorrisos, pela imensa alegria de viver.

Tinhas a impressão de que te encontravas no verdadeiro paraíso, sem maiores preocupações com o processo da evolução.

Inesperadamente, porém, foste surpreendido por ocorrências imprevistas e te encontras tomado de surpresa e desencanto, acreditando-te desamparado e sem o socorro da divina Providência.

Sucede que a Terra é escola abençoada que faculta o progresso intelecto-moral dos Espíritos que nela reencarnam. Invariavelmente, são devedores das Leis soberanas da vida que desfrutam da oportunidade feliz de reparação dos desvios que se permitiram em existências anteriores.

Tais sucessos imprevistos objetivam convocá-los para a reflexão e libertação dos encantos do prazer, ensinando-os a encarar a transitoriedade do corpo ante a realidade de seres imortais que são.

Nesse sentido, o sofrimento se apresenta como benfeitor, por despertar a consciência adormecida e propor-lhe a visão correta para o comportamento durante a existência.

Não poucas vezes, tudo parece transcorrer normalmente, estão programadas, pelos cuidados pessoais, as metas para o futuro, e eis que desencarna um ser querido, deixando soledade e amargura.

Noutras ocasiões, os negócios que funcionavam bem sofrem alteração e a empresa muito bem estruturada decompõe-se e cerra as suas portas.

Certos dias apresentam-se assinalados por desencantos e a afetividade, que parecia preencher os espaços emocionais, experimenta choques variados, com resultados de desalento e de dor.

Em momentos outros, enfermidades degenerativas ou simplesmente vigorosas apresentam-se com volúpia e produzem debilitação das forças numa conspiração aparente contra o bem-estar e a harmonia do organismo.

Repentinamente, surgem conflitos que se ignorava e logo transtornos emocionais sacodem o indivíduo, ferem-lhe a alegria e perturbam-lhe a emoção.

Sempre surgem, em todas as vidas, esses fenômenos inesperados, porque eles fazem parte do programa de iluminação da humanidade.

Ninguém há que se encontre indene à sua ocorrência.

Eles se apresentam e esperam ser bem recebidos. Mesmo marchetando a alma e retirando a aparente tranquilidade.

O físico é o mundo das ilusões e das fantasias.

O espiritual é aquele de onde se procede e para onde se retorna.

*

A vida na Terra expressa-se conforme o nível de consciência e de evolução de cada criatura.

Resultado das ações anteriores, as ocorrências têm lugar conforme a origem, sempre proporcionando recursos de transformação moral.

Dessa forma, exercita o desapego de tudo quanto te retém na retaguarda.

Começa a libertar-te das coisas e questões que não podes conduzir para sempre.

Treina a simplicidade de coração e a fraternidade legítima, repartindo com o teu próximo tudo quanto representa excesso e que o egoísmo retém, em mecanismo de precaução para o futuro.

A sede de prazeres e a ânsia de poder constituem grandes adversários do processo autoiluminativo, mantendo o indivíduo nas paixões imediatistas, o que o impede de viver as saudáveis experiências da renúncia e da abnegação.

Qualquer forma de apego é prejudicial ao Espírito, que se deve descondicionar das falsas necessidades que a modernidade impõe.

O essencial é sempre menos volumoso e mais significativo do que o secundário, que se apresenta como de grande importância. O seu valor, porém, é atribuído por aquele que se lhe agarra, destituído, no entanto, das qualidades que lhe são concedidas.

Espera da existência todos os tipos de acontecimentos, especialmente esses que mortificam pelo despreparo para o seu enfrentamento.

Quando se pensa na própria fragilidade, no fenômeno da morte, que exige apenas uma condição, que é estar no corpo físico, robustece-se a coragem e a fé amplia-se na direção do futuro, tornando-se uma couraça protetora que nada consegue penetrar de forma prejudicial.

Comportamento de tal natureza pode ser considerado como a busca da Verdade, a que se referiu Jesus, quando informou: Busca primeiro o Reino de Deus e sua justiça e tudo mais te será acrescentado. (Mt., 6:33)

Pilatos lhe havia interrogado o que era a Verdade. Teria, porém, condições para entendê-la, atropelado pelos interesses doentios do poder temporal, das paixões de raça e dos caprichos da governança? Jamais lhe ocorreu que estava sobre areia movediça, que o tragaria após a morte do imperador Tibério, quando então é mandado para o exílio, no qual se suicida.

Assim sucede com os enganos que o ego engendra e a que o ser se aferra, preservando ilusões por falta de coragem e estrutura moral para enfrentar a realidade na qual se encontra, e procura não se dar conta.

Assim sendo, não consideres como infortúnios os acontecimentos imprevistos que te convoquem a mudanças radicais de conduta para melhor.

*

O reino dos Céus está entre vós – enunciou Jesus.

É necessário ter olhos de ver e ouvidos de ouvir para se deixar penetrar pela Sua realidade e incorporá-la ao cotidiano.

Supera as fantasias da mente, disciplinando o pensamento, de modo que o conduzas de forma edificante e prazenteira para toda a existência, assim como para depois da desencarnação, quando despertarás conforme és e não com o que reuniste e fixaste como de tua posse.

Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, em 5 de junho de 2014, na residência de Dominique e Armandine Chéron, em Vitry-sur-Seine, França.

Nenhum comentário: