Total de visualizações de página

08 agosto 2017

A Importância dos Fenômenos Espíritas - Rita Foelker



A IMPORTÂNCIA DOS FENÔMENOS ESPÍRITAS



Os fenômenos espíritas constituem uma parte importante do estudo e da pesquisa do Espiritismo. Eles representam a possibilidade de comprovação dos princípios da Doutrina.

A reencarnação, por exemplo, é revelada pelas lembranças de vidas passadas e por aqueles talentos da alma que não foram adquiridos na presente encarnação.

A imortalidade e a evolução podem ser melhor observadas e compreendidas através da mediunidade.

A ação dos fluidos está presente na telepatia e nas curas, à distância ou pela imposição de mãos.

Mas Kardec deixa muito claro que, acima de tudo isto, é a filosofia que se depreende do estudo destes fenômenos que deveria nos interessar. Que eles são uma espécie de "porta de entrada" para pesquisas e reflexões mais profundas e conseqüentes.

É natural que muitas pessoas sejam despertadas para o estudo da realidade espiritual pelos fatos que não conseguem explicar, como efeitos físicos, psicografia, vidências, dejà vu, conhecimento de um assunto ou arte sem nenhuma dedicação prévia nesta existência, e tantos outros.

Porém, com o tempo e as reflexões, emergem conceitos e idéias que oferecem as verdadeiras explicações para eles e, também, para muitas outras indagações que os seres humanos de todas as épocas fizeram a si mesmos: quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

Após o compreensível espanto e o deslumbramento do primeiro impacto, aquele que presencia um fenômeno assim, pode ter dois tipos de comportamento. Pode guardar o assunto numa pasta da memória, onde ele ficará à espera de outras situações que o despertem. Ou pode dar um outro passo intelectual: estudar, pesquisar, investigar as verdadeiras causas por trás da realidade visível, que o conduzirão ao conhecimento mais completo de si mesmo e do Universo onde vive.

Rita Foelker
Fonte: Jornal do Cem - Ano VIII
Edição nº.8 - Janeiro de 2005

Nenhum comentário: