Total de visualizações de página

26 novembro 2019

Construção Autoiluminativa - Joanna de Ângelis

(Santos/SP - Canal 6 - foto de Alexabdre Fatalla Branco)


CONSTRUÇÃO AUTOILUMINATIVA


Diante das tempestades que estrugem vigorosas na atualidade, ceifando algumas das belas construções da inteligência humana, por ausência da iluminação espiritual do amor, quase tombas no desânimo.

O esforço que aplicas em favor da divulgação do Evangelho, elevando-te quase ao êxtase de comunhão com a Erraticidade Superior, aparentemente não consegue penetrar nos corações amigos de modo a alterarem o comportamento para a vivência da Doutrina de Jesus.

Alguns se deslumbram e tecem elogios verbais, sinceros, sem dúvida; no entanto, mantêm as mesmas atitudes materialistas que caracterizam os dias atuais, nos quais estorcegam sob o domínio das paixões nefastas.

Outros nem sequer deixam transparecer as emoções, parecendo anestesiados e nisso comprazendo-se, porque ouvem a palavra terapêutica de libertação e permitem-se arrastar pelos automatismos do cotidiano.

Grande número de amigos afetuosos permanecem amargos e depressivos, a tudo censurando em intérmina exaltação do ego acostumado à crítica doentia e destrutiva.

As pessoas falam-te sobre o Reino de Deus como um mito belo e fantástico, impossível de ser conquistado, não obstante aceitem Jesus e repitam algumas das Suas palavras de memória.

Ante o insucesso aparente do Bem e os naufrágios morais, sociais, econômicos e espirituais nos equívocos perturbadores, permites que um véu de tristeza desça sobre a tua face e a melancolia sussurre aos ouvidos dos teus sentimentos palavras de desânimo, como se a luz estivesse sob densa treva que não consegue diluir.

Não te preocupes com as ocorrências menos felizes que repletam os periódicos e os veículos de comunicação de massa, assim como as virtuais quase sempre fúteis e tóxicas, que são transitórias e logo substituídas pelas abençoadas conquistas da verdade e do amor.

Essas experiências oferecem compreensão em torno dos fenômenos existenciais, lapidam as imperfeições do Espírito, aprimoram as qualidades elevadas que dormem em germe no ser e aguardam o momento para desenvolver-se.

Desse modo, mantém o bom ânimo, nunca desanimando.

Considera que os habitantes do planeta querido encontram-se em diferentes níveis de consciência, alguns ainda adormecidos no primitivismo, na expectativa da ajuda para crescer espiritualmente.

Os teus irmãos mais difíceis de convivência são o laboratório para as tuas experiências do amor e da caridade moral.

Não fujas deles, nem os antipatizes, porque geram dificuldades e criam problemas em tua volta.

Felizmente já podes discernir entre os valores éticos e optaste por aqueles que dignificam e promovem o ser.

Indubitavelmente a Humanidade em conjunto tem crescido e, embora os dias tormentosos que se enfrentam, nunca houve tanto amor na Terra como hoje, que se expressa por intermédio do respeito à natureza e às suas criaturas, solidariedade nos momentos difíceis e lutas culturais em favor de leis mais justas e governos menos arbitrários.

Em muitos lugares já se respira o clima de esperança e de bondade.

No teu esforço de auto-iluminação, tem em vista que a paciência é fator primordial para o êxito.

Os triunfadores sempre enfrentaram dificuldades que somente eles sabem.

Não é fácil viver-se os ideais de grandeza moral tendo em vista a transformação da sociedade para melhor.

A velha geração, acostumada a esmagar, subtrair, mentir e impor falsas filosofias de justiça e de prazer, luta com tenacidade contra a nova que anela pela libertação das injunções penosas e lentamente são substituídas por mais se utilizem da força e da crueldade.

O Senhor da Vida acompanha a marcha das Suas criaturas e inspira os seus representantes, deles cuidando com afeto e constância.

No exercício da paciência, faz-se imprescindível o autocontrole que demonstra a eficácia da ciência da paz.

O célebre escritor francês Gustave Flaubert escreveu com sabedoria: Talento significa uma enorme paciência. Quando exercemos a paciência, nos alinhamos melhor aos ritmos naturais da vida. Há uma estação para tudo. Esta é a lei da Natureza. Com paciência tomam-se melhores decisões.

Examinemos a paciência de Mandela, que esteve preso por vinte e sete anos, num total de dez mil dias e que, ao ser libertado, libertou da opressão o seu povo, o seu país.

Persevera naquilo que crês, pois sabes que o amor é a única solução para todas as dificuldades humanas. O que não conseguires hoje, lograrás amanhã, se souberes permanecer firme e sem desalento.

A resposta de toda sementeira nem sempre corresponde ao que espera o semeador. Nada obstante, um grão que germina e atinge o objetivo produz muito mais do que todos que foram utilizados e nem sequer sobreviveram.

Renaceste na Terra para contribuir em favor da Era Nova; aliás, todos que se encontram hoje no planeta, estão em preparativos para a grande transição que se vem operando desde há algum tempo.

No divino calendário não existe pressa, mas o ritmo das leis de equilíbrio, para que cada acontecimento suceda no instante próprio.

Assim também ocorre com o programa de amor para os habitantes do planeta.

Aqueles que hoje recalcitram mais tarde retornam pela trilha da afetividade que é de sabor imortalista.

Não te atormentes,pois.

Cuida do teu aprimoramento interior, compreende o teu irmão de jornada e ajuda-o quanto possas, sem desfalecimento. Se agora sofres incompreensões e desafios, não interrompas a marcha, porque esses são sinais de êxito no teu empreendimento de iluminação.

Jesus, que nos ama desde o princípio dos tempos, apesar da nossa tremenda ingratidão, nunca desistirá de nós.

Permanece contribuindo para que o ser, que somos aos Seus cuidados, cresça sempre e alcance a plenitude.


Pelo Espírito Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, em 17.7.2019, na Mansão do Caminho, em Salvador, Bahia.

Nenhum comentário: