Total de visualizações de página

22 março 2022

A Busca Pelo Autoconhecimento - Maria Thereza dos Santos Pereira

 
A BUSCA PELO AUTOCONHECIMENTO

Atualmente, com a quantidade de informações disponibilizadas às pessoas pelas redes sociais, canais, lives, cursos, palestras, workshop etc., conceitos são construídos e desconstruídos diariamente com muita facilidade, que dificulta a percepção concisa e clara sobre algo. Resta difícil construir uma conclusão sobre qualquer assunto, posto que o entendimento fica parecido a uma “colcha de retalhos”, com tantos pontos de vista e opinadores diferentes sobre assuntos diversos.

Temos acesso à tanta informação e queremos descobrir tantas outras que acabamos esquecendo de olhar para nós mesmos e escutar os opinadores que realmente podem fazer diferença em nossas vidas, que somos nós mesmos e Deus.

Afinal, o que realmente precisamos aprender?

É muito importante que todos busquemos nos melhorar, aperfeiçoar e estar em constante evolução em todos os aspectos de nossas vidas, mas de fato a ingestão de tantas informações, desordenadas e relativizadas, são necessárias à nossa evolução?

Há momentos na vida que precisamos realizar uma autoanálise para entender QUAL o momento estamos vivendo, O QUE buscamos e COMO chegar lá.

Esses momentos podem ser aqueles em que você medita, tira para realizar uma caminhada ou qualquer outro em que você esteja apenas com você mesmo, ou melhor, que esteja apenas na companhia de você mesmo e Deus!

Isso porque a nossa jornada desde o dia que reencarnamos até o dia do falecimento do corpo físico é individual, como nossa bagagem espiritual e lições que precisamos ter. O que precisamos passar, viver e aprender, ninguém passa por nós e Deus “não dá fardos largos a ombros fracos”, por isso, nós próprios temos que buscar.

O que é certo é que, apesar de individual, a jornada não é sozinha, já que Deus nunca deixa de assistir qualquer indivíduo através dos nossos mentores espirituais, bem como Ele próprio nos fala através de nossa consciência (que é unitária e exclusivamente nossa).

Assim, se você está lendo este artigo, pelo menos alguma afinidade com a doutrina espírita possui e, portanto, possivelmente busca ser alguém melhor e uma pessoa de bem.

Desta feita, tornemos ao questionamento anteriormente realizado de uma forma mais elaborada de acordo com o aspecto espiritual de nossas vidas: o que realmente falta aprender para sermos uma pessoa melhor amanhã do que somos hoje?

Assertivamente neste artigo não temos a resposta, repito que ela é individual, cada um sabe o que lhe falta aperfeiçoar, ou pelo menos imagina através de sua intuição e dos espíritos amigos que lhes inspiram.

Não oferecemos a resposta objetiva, porém o caminho pode ser indicado: o primeiro passo é identificar quais são os pontos de melhoria através do autoconhecimento.

A investigação de si mesmo pode fazer com que o indivíduo não apenas controle melhor suas emoções, como pode melhorar suas atitudes, refletindo sobre os erros passados, para não repeti-los. (1)

O autoconhecimento deve vir acompanhado da autoaceitação, que implica em não nos enganar, aceitarmo-nos imperfeitos como somos e traçar estratégias para nos melhorar, pelo uso da inteligência e consciência que Deus nos proporcionou, bem como inspirações dos amigos espirituais que nos envia.

O autoconhecimento, autoaceitação e auto perdão são premissas para reforma íntima e a efetiva transformação moral que todos devemos praticar. (2)

Se o leitor ainda não tem traçados seus objetivos, inclusive espirituais para buscar evoluir, ser uma pessoa melhor e de bem, convido-o a realizar o autoconhecimento e estudar a doutrina que ensina que o homem de bem “interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem” (Kardec, 2018), assim, enfim, encontrará a resposta!

Maria Thereza dos Santos Pereira
Reprodução - Revista Letra Espírita, ed. 28
Fonte:Blog Letra Espírita

Referências:

KARDEC, Allan; Tradução de Matheus Rodrigues Camargo. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 43ª reimp. São Paulo: Editora EME, 2018.

1- Leia mais em: “Premissas da Reforma Íntima”

2- Leia mais em: “Três Passos para a Reforma Íntima”


Nenhum comentário: