Total de visualizações de página

27 maio 2009

Vida Transitória - Irmão José

VIDA TRANSITÓRIA

"Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanecer." (Tiago, Cap. 4 - v. 14)

A pergunta de Tiago - "Porque, que é a vossa vida?" - soa como uma trombete aos ouvidos dos que voluntariamente dormem embalados no berço da ilusão... A sua resposta - "É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece" - é a verdade que os homens apegados à vida material não estimam ouvir.

Quantos receiam pensar na morte?! No entanto, não há realidade mais concreta para os que vivem no mundo.

Se os homens soubessem como é frágil a vida no corpo, "um vapor que aparece por um pouco", certamente haveriam de valorizar mais o espírito.

Qual Tiago, Pedro, em sua 1ª Epístola, cap. 1 - v. 24, afirma: Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor..."

Por mais apego à vida física, o homem não é senhor dos seus dias.

Ninguém sabe precisar com clareza o que o aguarda amanhã.

Basta que uma simples célula adoeça para que um órgão vital seja comprometido.

Um microscópico coágulo numa artéria pode ser o mensageiro da morte.

Uma queda insignificante na via pública, a que todos estão sujeitos no dia a dia, talvez seja o motivo do óbito de quem se considera na plenitude das forças orgânicas.

Quantos deitam-se para não mais se levantar, surpreendidos que são pela morte no próprio leito?!

Para que o homem viva espiritualmente a sua existência física, ele não pode deixar de pensar na proximidade da morte.

Para que o espírito encarnado invista nos valores reais, é necessário que ele considere a transitoriedade dos bens que usufrui, por empréstimo, no mundo das formas perecíveis.

Conta-se que Francisco de Assis, indagado certa vez, quando cuidava do jardim, qual seria a sua atitude se soubesse que morreria no dia seguinte, sem deter-se na humilde tarefa a que se entregava, ele respondeu ao frade que o questionara: "Continuaria regando as minhas flores!..."

Os que vivem em espírito não se perturbam ante a idéia da morte.

Quando os homens se conscientizarem em profundidade de que estão sobre a Terra "por um pouco", eles viverão com senso de eternidade, como os primitivos cristãos que não hesitavam enfrentar a morte nos circos do martírio, porque sabiam que estavam investindo na felicidade futura.

Por isto, repetindo ainda o apóstolo Tiago: "Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos."

Faça o homem agora o que tenciona fazer por sua alma, porque depois já poderá não contar com as oportunidades com que a vida lhe acena neste exato momento.

De "Evangelho e Doutrina",
de Carlos A. Baccelli,
pelo Espírito Irmão José

Nenhum comentário: