Total de visualizações de página

06 abril 2010

Quantas Vezes Perdoarei? - Clóvis Ramos

QUANTAS VEZES PERDOAREI?...

Quantas vezes perdoarei ao meu irmão? Não perdoareis sete vezes, mas setenta vezes sete vezes. Eis ai um desses ditos de Jesus que mais devem golpear-vos a inteligência e falar mais alto ao coração. Esmiuçai essas palavras de misericórdia, tão simples e concisas e tão profundas em suas intenções, e achareis sempre o mesmo pensamento. Jesus, o justo por excelência, respondeu a Pedro: Perdoarás, mas sem limites; perdoarás cada ofensa sempre que te ofendam; ensinarás aos teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que os tornará invulneráveis à acusação, aos meus procedimentos e às injustiças.

A cólera é contrária à caridade e à humildade cristã.

O homem permanece vicioso porque quer; mas o que deseja corrigir-se, pode fazê-lo sempre; de outra forma a lei do progresso não existiria para ele.

Serás manso e humilde de coração, não encurtando nunca a tua tolerância. Farás, enfim, o que desejas que Deus, nosso Pai, faça por ti. Ele não te tem perdoado sempre, e porventura contou o número de vezes que o seu perdão já apagou as tuas faltas?

Perdoai, usai de condescendência, sede cristãos, magnânimos, pródigos mesmo de amor. Daí, que o Senhor vos restituirá. Perdoais, que o Senhor vos perdoará. Abaixai-vos, que o Senhor vos erguerá. Humilhai-vos, que o Senhor vos assentará à sua direita.

Perdoai aos vossos irmãos como é necessário que se vos perdoe. Se os seus atos vos causaram danos, é isso uma razão a mais para a vossa bondade, porquanto o mérito do perdão é proporcional à gravidade do delito.

Esquecei o mal que vos fizeram, e pensai somente no bem que puderdes prestar. Aquele que penetrar nessa estrada não se deve desviar nem sequer pelo pensamento, pois sois responsáveis pelos vossos pensamentos diante de Deus, que os conhece. Deus sabe o que está no coração de cada um. Bem-aventurado aquele que pode cada noite adormecer, dizendo: "Nada tenho contra meu semelhante".

Há dois modos bem diversos de perdoar, que são: o perdão dos lábios e o do coração. Muitas pessoas dizem que perdoam o inimigo, ao passo que, interiormente, sentem certo prazer com o mal que lhe sucede, achando que foi muito bem feito. Quantos há que dizem perdoar, mas nunca se reconciliarão , nem querem ver nunca mais o desafeto. Será esse o perdão segundo o Evangelho? Não. O perdão sincero, o perdão cristão é o de quem coloca um véu sobre o passado.

O esquecimento completo e absoluto das ofensas é próprio das grandes almas. O rancor é sempre sinal de baixeza e inferioridade. Não esqueçais que o verdadeiro perdão se reconhece mais pelos atos que pelas palavras.

O homem indulgente não vê os defeitos de outrem, e se os vê, acautela-se de falar deles e de os divulgar. Ao contrário, oculta-os a fim de que apenas sejam conhecidos dele, e, se o maledicente os descobre, ele tem sempre uma escusa pronta para dissimular, uma desculpa admissível, razoável, e não dessas que, em vez de atenuarem as faltas, fazem-na sobressair com insidiosa finura.
De "O perfume do Evangelho",
de Clóvis Ramos

Nenhum comentário: