Total de visualizações de página

08 novembro 2010

Tarefa do Espiritismo - Manuel Vianna de Carvalho

TAREFA DO ESPIRITISMO

Ao Espiritismo compete a tarefa indeclinável de espelhar nova luz sobre a Humanidade inquieta e atormentada.

Possuindo suas nascentes no mundo das causas, a Ciência Espírita está capacitada a informar e comprovar as legitimidades da vida originada em Deus e manifestada no Universo.

Apoiada em fatos amplamente comprovados, dispõe de instrumentalidade, da lógica e da razão para discutir e esclarecer.

Fundamentada no Evangelho sublimado do Galileu Excelso, pode acender a fé nos corações e mentes enregelados, e acenar ao homem a esperança de paz nas linhas seguras do equilíbrio.

Doutrina de liberdade, enseja conceitos inteiramente novos de conduta, convocando os Espíritos à ação correta e digna, que tem escasseado em múltiplos departamentos da sociedade.

Disse Jesus: "Buscai a verdade e a verdade vos fará livres."

Centralizando seus ensinos nessa busca infatigável, enseja a liberdade que faz o homem escravo do dever e do amor, antes que da libertinagem, que o leva ao vício e à corrupção.

Nesse sentido, aos espíritas cabe, no momento, o honroso mister de edificar no imo os postulados do Espiritismo, como vanguardeiros de um mundo estável, pródomo de um mundo feliz.

Para tanto é necessário não mensurar esforços, nem regatear sacrifícios.

Simão Bolívar, o libertador do seu povo, dele fez-se escravo para preservar-lhe a liberdade.

Alberto Schweitzer, para cuidar dos corpos e das almas, no Congo belga, fez-se súdito dos seus vassalos.

Jesus, ensejando a libertação pelo amor, através do seu evangelho de atos, tornou-se servo de todos desde o começo até agora, sem cansaço nem queixa...

Hasteemos a flâmula do ideal espírita nos torreões da nossa fortaleza moral e doemo-nos à ingente campanha da luz.

Mesmo agora a dor zomba dos sofredores - façamos algo.

Movimentemo-nos resolutamente na construção do mundo moral, base angular da vida inteligente na Terra, e felicitemo-nos pela honra da convicção que nos disciplina.

A liberdade de ação do Espírito é como a de um rio caudaloso e nobre, espalhando vida, sendo o Espírito como um dique que lhe disciplina as águas a irromperem volumosas e violentas...

"Pois que têm a liberdade de pensar, têm igualmente a de obrar" - conforme ensinaram os Espíritos da Luz e escreveu o Codificador.

Atuante na colmeia humana, seja o espírita o irmão de todos, senda amiga para todos, protótipo do lídimo cristão, a exemplo de Jesus e Kardec que, de olhos fitos no futuro, se entregaram ao presente para viverem eternamente.

MANUEL VIANNA DE CARVALHO

Verbo eloquente, espírito arrebatado, idealista irresistível, homem de ação infatigável - eis MANUEL VIANNA DE CARVALHO, o maior orador espírita que o Brasil conheceu. Engenheiro militar, bacharel em matemática e ciências físicas, alcançou o posto de Major, tendo sido, por algum tempo, Chefe do Estado Maior da atual 7ª Região Militar, por alguns anos estacionado no Recife.

Polemista de incomparável vigor e estilista profundo, era dotado de indiscutível técnica que arrebatava as multidões que superlotavam todos os Auditórios em que se apresentava.

Transferido de uma para outra Capital, a instância da intolerância clerical da época, onde esteve Vianna de Carvalho - Vianinha, como o chamavam os confrades - conseguia reunir a família espírita e dilatava-lhe os laços da fraternidade, criando Núcleos novos, reativando as atividades, ampliando os horizontes do entendimento humano à luz da fé e da razão.

Autor do movimento de evangelização para crianças e jovens, foi também pioneiro do abençoado labor da Unificação dos Espíritas Brasileiros, sob o lábaro de Ismael.

Desde os 17 anos, quando abraçou o Espiritismo, na Escola Militar, em Fortaleza, dedicou-se com absoluta abnegação à vivência e à divulgação da Doutrina, como ninguém o fizera até então. Sua vida é uma canção ao Bem e uma sinfonia à Verdade. Intemerato e intimorato nada temeu.

Nascido na cidadezinha de Icó, no Ceará, a 10 de dezembro de 1874, desencarnou a bordo do vapor "Iris", defronte da praia de Amaralina, em Salvador, no dia 13 de outubro de 1926.

Cultor da música clássica, Vianna de Carvalho era excelente violinista. Unia aos dotes da privilegiada inteligência as expressões sutis e nobres da Arte.

De estatura mediana, portador de invulgar magnetismo, sua presença conquistava, inclusive, os adversários doutrinários, que, implacáveis, odiavam as ideias renovadoras e belas da Doutrina Espírita, de que ele se fazia Embaixador...

Jamais saiu perdedor numa pugna idealista. Sempre aplaudido de pé pelos ouvintes emocionados deixou um rastro de efeitos nobres como exemplo para a posteridade. (Contracapa da obra citada)

De "À Luz do Espiritismo"
de Divaldo P. Franco
pelo Espírito Vianna de Carvalho

Nenhum comentário: