Total de visualizações de página

17 janeiro 2013

Homogeneidade na Casa Espírita - José Lázaro


HOMOGENEIDADE NA CASA ESPÍRITA

É preciso enfatizar aos adeptos da terceira revelação que a homogeneidade não só é possível, mas também fundamental e imprescindível nos grupos. Uma das definições da palavra homogêneo é: “um corpo cujas partes estão intimamente ligadas”… Em tese, é assim que deve ser o movimento espírita. Os trabalhadores devem estar “intimamente ligados” pelos laços de amizade sincera, do respeito às diferenças e da união de ideias.

Não se trata de assumir uma postura de conivência e aceitação incondicional do que o outro fala ou faz, mas sim, uma postura de indulgência, compreensão e tolerância frente às atitudes alheias.

Toda atividade na Casa Espírita deve ser executada de forma entusiástica, sem que o trabalhador permita que a falta de equidade moral e intelectual dos integrantes do grupo conspurque a harmonia interna da Instituição. Isso não significa que não haverá conflitos de ideias, porque um grupo homogêneo não é aquele onde não há discussão, mas aquele que não perde de vista os objetivos comuns e conserva a união, apesar das divergências de ideias.

As divergências são bem-vindas, desde que não extrapolem o campo de ideias. Precisam se conscientizar de que cada ser humano está num “degrau da escada” imaginária que conduz à perfeição. Sendo assim, cada um tem uma própria visão dos fatos e da vida de acordo com o degrau onde se encontra.

As animosidades enfraquecem os grupos. Quando vocês se descuram do afeto de uns para com os outros, colocam em risco as estruturas espirituais da Casa Espírita. Enquanto a ignomínia, a fofoca, a maledicência “correm soltas” nos bastidores da Casa, os espíritos inferiores estão insuflando ideias perniciosas nos grupos de trabalho.

Solicito-lhes:
- aprendam a aprender;
- retirem da mente a fantasia de super-médiuns; 
- tenham humildade para admitir erros;
- deixem as questões de somenos importância de lado.


Livro Contato Imediato, cap. 10
Espírito José Lázaro
Psicografia de Agnaldo Paviani

Nenhum comentário: