JAMAIS DESISTIR
Quando as coisas não saem como queremos e nos decepcionamos diante de certas situações, não devemos deixar que a frustração tome o lugar de nosso alegria, nem nos paralise diante do ocorrido, fazendo-nos perder a fé na vida e nas pessoas.
Se permitirmos que o desânimo adentre nossos corações e nos fecharmos em nós mesmos acabamos por nos isolar. O medo de que tal fato volte a se repetir e novo sofrimento aconteça nos coloca em posição de defesa, no entanto esse isolamento ao invés de nos proteger nos trará solidão, tristeza e dor, pois ao eliminarmos os riscos de uma possível frustração também nos privamos de novas oportunidades que talvez nos levassem a um caminho mais alegre e feliz, descartando assim toda e qualquer possibilidade de um futuro mais feliz.
É natural nos sentimos mais frágeis após uma decepção, mas é preciso se fortalecer diante do acontecido, transformando essa experiência em um degrau para o nosso crescimento e ascensão e não em um obstáculo para a nossa queda. Delimitar o tamanho dessa situação e ter consciência de sua real extensão é saber até onde essa dor pode ir e não permitir que ela se alastre mais do que deveria. Não é possível evitar a dor, mas é nossa a escolha que delimita o tamanho que esse sofrimento terá. Dilatar a extensão dessa dor não irá mudar o que já foi nem tornar mais fácil lidar com esse sentimento, ao contrário quando ampliamos o sofrimento e o alimentamos com nossa mágoa e ressentimento, apenas condenamos a nós mesmos a um sofrimento maior do que o necessário.
A decepção vem ao nosso encontro toda vez que amplificamos as nossas expectativas diante da realidade. Diariamente a vida nos dá sinais do que está acontecendo ao nosso redor, mas na maioria das vezes preferimos fechar os nossos olhos e acreditar na nossa própria versão de realidade. Não é raro acontecer que em muitas das vezes que nos frustramos se olharmos de volta no tempo poderemos identificar situações onde a vida já nos apontava que algo não estava bem, já havia sinais de que as coisas não eram exatamente do jeito que imaginávamos, mas por escolha nossa, preferimos nos fechar dentro do nosso mundo e acreditar que tudo estava perfeito, ou ainda que tudo iria se ajeitar.
Não há nada de errado em acreditar que com o tempo tudo vai melhorar, na verdade esse é o correto, acreditar, confiar que amanhã as coisas serão melhores. Só não podemos esquecer que a melhoria só vem com o trabalho, com o esforço de cada um, com a luta diária para que a melhora aconteça, para que as coisas se modifiquem e encontrem o lugar certo. Se a vida te sinaliza que algo não vai bem, cruzar os braços e dizer para si mesmo que vai melhorar não surtirá efeito, você se decepcionará duplamente, primeiro porque quando o véu da verdade cair você vai descobrir que o mundo que sonhou não existia e a segundo porque ficará frustrado com uma melhora que nunca aconteceu.
Se nos pequenos detalhes de sua vida, você é capaz de perceber que existe desarmonia, trabalhe para harmonizar isso, não se iluda de que tudo vai bem. Não se iludir é a única forma de não se frustrar. Acredite na vida, confie que a vida trabalha para te oferecer o melhor e justamente por isso te alerta para te dar a chance de tentar colocar tudo em seu lugar.
No entanto vale ressaltar que nem tudo está em nossas mãos, não temos poder sobre aquilo que depende do outro, de seus sentimentos, atitudes e boa vontade. Portanto se você fizer o seu melhor e ainda assim o outro te decepcionar, não se culpe por isso, aceite que existem coisas que simplesmente não dependem de você. E é justamente com esse tipo de situação que devemos aprender a transcender e superar. Usar a frustração e a decepção como alavanca para o nosso crescimento, como uma etapa que nos ensinou e que, apesar de dolorosa, também nos fortaleceu.
Não permita que a frustração de hoje te assombre amanhã. Use-a como experiência a seu favor se tornando mais atento aos sinais que a vida lhe envia. Confie na vida e abra-se para o novo de forma mais plena, reconhecendo as novas oportunidades que te são oferecidas para superar o passado e ser feliz no futuro.
Maisa Baria
Nenhum comentário:
Postar um comentário