Total de visualizações de página

25 abril 2015

No Tempo Oportuno - Irmão José


NO TEMPO OPORTUNO

“Porque as ideias são como as sementes: não podem germinar antes da estação própria e a não ser em terreno preparado.” - O Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XXIV, ítem 10

Inútil o esforço de se tentar convencer quem não esteja preparado para assimilar os ensinos espíritas.

O amadurecimento espiritual, quase sempre, nada tem a ver com a cultura da inteligência; existem almas de instrução rudimentar, do ponto de vista moral, muito mais evolvidas que os homens que colecionam títulos acadêmicos...

A pronta aceitação da Doutrina por parte das criaturas tem a ver com o seu lastro espiritual de vidas pregressas e com a afinidade espontânea que revelem para com os seus postulados.

A muitos, é imprescindível convir, falta o desenvolvimento da percepção que lhes possibilita se identificarem com a Verdade.

O Espiritismo, pois, não será uma doutrina de massificação, como pretendem ser as religiões que mais se apegam à letra do que ao espírito do Evangelho. Os que, ao longo de suas experiências reencarnatórias, despertarem, caminharão naturalmente ao seu encontro, dele se tornando adeptos por livre e espontânea vontade.

Se, por vezes, sementes germinam rápido, levarão um período de tempo mais extenso a fim de produzirem os frutos que delas se esperam.

O Espiritismo é uma doutrina de encontro pessoal com a Verdade, e não uma filosofia que se imponha coletivamente, com pretensões de hegemonia religiosa.

Contam-se em mais de um bilhão os cristãos em todo o mundo, mas são poucos os que, nestes já vinte e um séculos, assimilaram o espírito do Cristianismo e lograram realizar o Reino de Deus em si mesmos.

Como nos advertiu o Senhor, não se deve colocar a candeia sob o alqueire; todavia, se são raros os que lhe atendem o alvitre divino na propagação da Fé, mais raros ainda são os que se mostram capazes de lhe fitar a luz, sem se deixarem deslumbrar por ela!...


Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Irmão José
Livro: Pedi e Obtereis
Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier

Nenhum comentário: