Total de visualizações de página

17 junho 2022

Resignação - Joanna de Ângelis

 
RESIGNAÇÃO

A resignação é uma virtude pouco considerada na vilegiatura humana, dando lugar a aflições perfeitamente dispensáveis ao processo evolutivo existencial.

Quase desconhecida, a resignação é a natural aceitação das ocorrências perturbadoras, no dia a dia de todas as criaturas.

Conscientizando a respeito do insucesso não esperado num empreendimento, facilita o reexame tranquilo do acontecimento negativo, abrindo possibilidade de reiniciá-lo em nova óptica com o mesmo entusiasmo da vez anterior.

Quase sempre, quando algo tem lugar negativo numa realização, o indivíduo permite-se a dominação do ego no seu procedimento, considerando absurdo o resultado desagradável, e se entrega à revolta ou ao desânimo, exatamente quando, por um pouco de esforço, se encontraria preparado para o êxito.

Resignar-se é o estado de consciência do dever cumprido e da incapacidade de executá-lo de forma a resultar da maneira feliz esperada. Quando se aguardam resultados sempre favoráveis, vive-se numa redoma de presunção que resulta do egoísmo exacerbado.

O aparente erro constitui ocasião para aprimoramento da habilidade de bem desempenhar as tarefas que promovem o progresso.

Quem não está emocionalmente preparado para o erro, o equívoco, menos está capacitado para o êxito. Como todos são seres falíveis na pauta das realizações, acerto e engano são probabilidades finais de toda ação significativa.

A resignação ante um acontecimento negativo valoriza o aprendiz para conservar-se humilde perante a grandeza da Vida.

Por mais se agigante a capacidade de conhecer, de saber, sempre se está na condição de um verme pensante contemplando a magia surpreendente do cosmo nas suas mais gloriosas facetas.

Enquanto se está fixado em termos de limites, muito fácil se lhe torna abarcar o conhecimento reduzido, mas benéfico à existência. Todavia, quando se alarga a visão em direção ao Universo, todas as possibilidades de entendimento esbarram na infinitude de todas as suas expressões gloriosas.

Desse modo, aprende que luta é caminho de ascensão, mas que vitória é algo que somente se pode anelar após as experiências repetidas nas etapas iniciais.

Aprende, portanto, a aceitar o insucesso com a mesma atitude de resignação que se espera, quando a empresa é desafiadora.

*

Nunca te superestimes no comportamento social, acreditando que estás assinalado para o sucesso que te aguarda com facilidade.

Para tanto, recorre ao tentame desafiador para descobrires onde te equivocaste e como o que te parecia correto desviou-se do rumo reto, levando-te ao desar inesperado.

Em face do raciocínio, não desistas das tuas aspirações, caso não consigas a vitória nos primeiros tempos.

Muitas vezes é necessário insistir agora, aprimorando a capacidade do entendimento para os resultados felizes mais adiante, no futuro.

Muitos candidatos ao progresso desiludem-se de insistir e continuar, quando não são abençoados pelos bons resultados no empreendimento.

A negativa de agora, cujo êxito seria precipitado, não é próprio para o empreendimento, considerando as circunstâncias do porvir, que ofereciam campo para o prosseguimento se assim houvesse ocorrido.

Aprende a compreender os acontecimentos conforme sucedem, e não consoante o desejas.

A tua visão é imediata, resultado de imaturidade psicológica, de inexperiências que te impedissem alcançar o desejado.

As ocorrências são conforme sua própria constituição, com os seus mecanismos especiais, e não de acordo com os vários critérios de observação e desejo de cada pessoa.

Toda meta final é desafiadora, razão pela qual é a etapa última para a conquista de um objetivo, abrindo possibilidades para mais audaciosos passos.

Algumas delas exigem reencarnações sucessivas dos seus candidatos.

Eis porque muitos inventos surpreendem, dando a impressão de que os seus responsáveis já os conheciam de alguma forma. Sem dúvida, foram iniciadas as pesquisas antes, em outra etapa evolutiva, e ficaram por terminar, facultando a bênção do tempo, a fim de resultarem concluídos.

Quando alguém se afadigue na luta, tentando concluir um empreendimento com habilidade, ele está repetindo experiência que ficou inconclusa ou cujos resultados não eram os esperados.

Encontram-se no inconsciente as lembranças incompletas que retornam como tendências a serem realizadas no trânsito atual da reencarnação.

Todas as etapas desastrosas devem ser aceitas resignadamente, para se poder realizá-las tantas vezes quantas necessárias, a culminarem nos resultados desejados.

O tempo é inexorável e tem a finalidade de produzir resultados que se encaixam na ordem geral do Universo.

A resignação, nesse caso, é a perfeita compreensão de que ainda faltam valores para completarem a atividade.

Quantas vezes os descobridores da Ciência, da Arte, da Literatura experimentaram e repetiram a sua obra até considerá-la concluída?

Insiste, portanto, com alegria, nas tuas batalhas morais, mantendo a coragem sempre que se faça necessária, e o triunfo chegará com certeza.

*

Resignado sempre ante a massa ignara que O rejeitava, após beneficiar-se, Jesus prosseguiu até o fim, sem qualquer desânimo, e ainda hoje insiste gentilmente para que nossos passos sejam dirigidos para o Reino de Deus.

Resignado, avança!

Cada passo dado à frente é vitória da tua jornada espiritual.

Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica de 6 de dezembro de 2021, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia.

Nenhum comentário: