Total de visualizações de página

12 janeiro 2008

Trabalho Sacrificial - Emmanuel

TRABALHO SACRIFICIAL

O trabalho de sacrifício na Terra é sempre aquele recurso reparador de que se valem os princípios de causa e efeito no reajustamento das criaturas.

Aqui, vemos o lavrador suarento e contundido, escravizado à gleba que lhe devora a existência...

Mais além, observamos o artífice desprotegido e infortunado a mutilar-se nas tarefas difíceis por ninharias que nem mesmo lhe asseguram a bênção do pão...

Entretanto, na figura do homem do campo, aparentemente desamparado, quase sempre, temos o tirano rural que volta ao mundo, experimentando por si mesmo o sofrimento que infligia aos semelhantes no duro labor da Terra e na máscara do artesão em dificuldade, muitas vezes, permanece o onzenário de ontem que se preocupava tão-somente em acumular o ouro arrancado ao suplício de seus irmãos...

Convenhamos, desse modo, que a miséria e o pauperismo, a provação e o obstáculo podem ser categorizados à conta de doenças, exigindo o favor do médico.

Ainda assim, não será lícito esquecer que o tempo é fator indispensável entre a dívida e o resgate, entre o estrago e o reajuste.

Há remédio para todas as calamidades sociais, como existe assistência para as várias formas de desequilíbrio do corpo.

No entanto, é preciso que as horas desempenhem a função retificadora que lhes compete.

Observando os quadros aflitivos do mundo, em que provisórias desarmonias parecem valorizar a insensatez e premiar o vício, recordemos que a ferida e a desolação, a luta e a carência representam elementos de cura definitiva do espírito que não será justo menosprezar.

Não nos prendamos à visão estreita de um dia.

Estendamos mais longe a nossa observação e o nosso exame, na certeza de que a Bondade do Senhor é igual para todos, mas que os resultados de nossas próprias obras estabelecem a diferença temporária em que nos colocamos diante da justiça.

Todos, porém, dispomos indistintamente do tesouro de boa vontade e, se usamos realmente a boa vontade, no setor de serviço expiatório em que nos situarmos, mais facilmente caminharemos para a harmonia na execução de nossos deveres, como o enfermo paciente com a meditação que lhe é administrada, mais depressa retorna à saúde que o redimirá perante a Lei.

DO LIVRO: Semeador em Tempos Novos
Pelo Espírito: Emmanuel
Psicografia: Francisco Cândido Xavier

Nenhum comentário: