Total de visualizações de página

14 agosto 2008

Agora é Teu Momento - Cenyra Pinto

AGORA É O TEU MOMENTO

Não te detenhas no passado.
Não pares, contemplativo, visualizando o futuro.
Hoje, agora, é o teu momento, o que te deve interessar.

O produto do ontem, sem que te apercebas nem te esforces para tal, está presente para se incorporar no agora, como preparação para o daqui a pouco.

Vive bem este momento presente. Absorve as gotas preciosas que a vida faz  destilar para ti.
Não percas uma só dessas gotas.

Vive normalmente, mas desejoso de adquirir o alimento espiritual que te fará mais forte, mais
compreensivo, para que possas amar muito e indistintamente. Este deve ser o teu propósito.

Apaga da memória os quadros que te pareceram desagradáveis, reconhecendo que, na realidade, esses quadros não foram mais que o esboço para uma obra de arte que figurará no
museu da espiritualidade.

Banha-te a cada momento nas águas cristalinas do amor divino. Não permitas que a lama dos
pensamentos negativos conspurque a beleza que existe em tudo, quando se têm "olhos de ver e
ouvidos de ouvir".

Não esperes encontrar a perfeição na face da Terra e, sobretudo, não te julgues em nada superior a qualquer de teus irmãos de jornada terrena, ainda que eles sejam uns depravados.

Cristo jamais se afastou dos pecadores. Ele, todo pureza, perdoou a mulher adúltera, dirigiu palavras sábias e profundas à mulher samaritana e, quando censurado por seus discípulos, respondia: "Não vim para os sãos e sim para os doentes".

Ele, maior de todos, tornava-se pequeno e humilde e não se recusava a nenhum convite daqueles que sabia seus perseguidores.

Não são nossas palavras nem nossos atos aparentes que pesarão na balança da eternidade, mas
nosso verdadeiro ser, aquilo que somos por dentro. Os atos e palavras podem sair camuflados.
A mistificação pode ser tão perfeita que consigamos reunir em torno de nós uma onde de admiradores, mas se dentro de nós não há sinceridade, não há amor,se embora  inconscientemente empanamos a verdade pela vaidade de nos apresentarmos bem paramentados de palavras e atos, então não adianta perder tempo em enganar os outros, porque os mais enganados seremos nós mesmos.

Vive a tua vida procurando perceber nos teus atos e palavras o que de real contêm, e quando descobrires que o teu comportamento não condiz com tuas aspirações espirituais, não te entregues ao remorso que retarda a caminhada; ora, expõe ao Pai que está em ti a dificuldade que ainda tens de te externares sem artifícios e Ele te enviará reforços; estarás, assim, equipado para tentar novamente as experiências até então mal sucedidas.

Aquele que consegue alcançar um degrau mais alto na espiritualidade não mais aceita prosélitos e ensina que cada um deve viver por si as suas próprias experiências, que não podemos servir de modelo para ninguém nem estamos à altura de termos seguidores.

Só Jesus é o mestre, e aquele que o segue, cumprindo o "amai-vos uns aos outros", esse pode viver independentemente, vendo no universo a sua pátria e em cada semelhante um irmão.

Faze isto agora. Liberta-te do sentimentalismo que nos faz sofrer tanto e espalha sofrimento ao
nosso redor.

Não te prendas a nada e a ninguém, e ama a todos e a tudo.

Agora é o teu momento.

De "Eu sou o caminho", de Cenyra Pinto

Nenhum comentário: