Total de visualizações de página

22 agosto 2008

As Duas Mãos - João da Silva Carvalho Neto

AS DUAS MÃOS
Autor: João da Silva Carvalho Neto

Existem erros de toda a natureza que marcam a caminhada do ser humano no rumo da perfeição.

Em todos os movimentos religiosos diversas opções eleitas como verdades absolutas tiveram a marca do personalismo que as relativizaram às imperfeições do caminho.

Assim, dogmas foram criados, rituais consagrados e preconceitos expostos à aceitação popular. O Espiritismo não poderia se eximir dessas interferências.

A propagada orientação de Jesus de que "não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita" (Mt VI, 1-4) foi indevidamente utilizada como sustentação do princípio de que não devemos falar do bem que o Espiritismo traz à humanidade.

Durante muitas décadas vivemos uma era "romântica" do Espiritismo onde a doutrina era mais vivenciada no exercício da caridade material, do pão, do agasalho e do remédio, do que de iluminar os caminhos do mundo.

Diziam-nos que, como o Espiritismo tinha tanta qualidade em sua mensagem, ele não precisaria ser propagado.

Claro que não condenamos o auxílio a quem tem fome, a quem sente frio ou a quem está doente, principalmente em um mundo como o nosso, com tantas injustiças sociais. É o dever do verdadeiro cristão.

Mas opor-se à divulgação do Espiritismo sob o argumento de exacerbar a vaidade, é fazer um desfavor à causa espírita.

O não ver a mão esquerda o que faz a direita é uma equação adequada às vivências pessoais de cada um de nós, já que a demonstração do bem que se fez é produto de um sentimento de orgulho que se manifesta na vaidade.

Orgulhar-se do bem que se fez é imaginar-se causa, superior a Deus, desse bem. É não reconhecer-se como coadjuvante e não protagonista desse ato.

Se não fôssemos um de nós seria outro, já que se o bem praticado era do merecimento do beneficiado, ele teria que acontecer com a nossa participação ou à nossa revelia.

Se o fizemos apenas aproveitamos a oportunidade de crescer no bem, sendo, talvez, mais beneficiados do que o que, como tal, aparece aos olhos do mundo.

Então essa questão está resolvida para nós espíritas. A proposta é a de fazer o bem sem ostentação... no âmbito pessoal!

Entretanto, no mesmo Evangelho de Mateus, no capítulo VIII, versículo 1 a 4, Jesus após curar um leproso pede que ele não o diga a ninguém.

Obviamente seguindo a sua própria orientação, conforme reflexionamos acima. Mas termina, o Mestre da Galiléia, recomendando que ele fosse se mostrar ao sacerdote, e deixasse sua oferta conforme recomendou Moisés, "para servir de testemunho a eles".

Jesus sugere aí o dever de se anunciar o bem para que ele sirva de testemunho a outros. Em uma época onde a violência, a sensualidade e a imoralidade vem ganhando espaço nos meios de comunicação, temos que perguntar: Onde estão os espíritas, onde estão os brandos e pacíficos, os equilibrados em suas funções genésicas, os justos, que não se posicionam com a sua opção de vida?

Estão tão silenciosos que o mundo pouco os conhece. Como afirmam os Espíritos o bem ainda é tímido enquanto o mal continua ousado.

A nível coletivo, institucional, não podemos mais fugir ao imperativo da divulgação doutrinária e de todo o bem que o Movimento Espírita realiza em suas atividades de assistência material e espiritual.

Os preconceitos do ontem não têm respaldo nas definições de Jesus e devem ser substituídos pela ousadia que a gravidade da hora presente exige de todos.

Nosso movimento organizado precisa continuar a fazer, com a mão direita, todo o bem que marca a história do Espiritismo na Terra, mas permitir que a mão esquerda também faça a sua parte: DIVULGUE!

Nenhum comentário: