Total de visualizações de página

06 setembro 2012

Drogas: Um Novo Alerta que Você Necessita Saber - Vilson Aparecido Disposti


DROGAS:
UM NOVO ALERTA QUE VOCÊ NECESSITA SABER


Quando falta informação, sobra espanto e imobilismo.

O flagelo das drogas, pela repetida história de dor que escreve nas páginas de lares dignos e honrados, onde antes reinava a paz, o trabalho e a esperança, merece o cuidado do conhecimento e a atenção de nossa vigilância. Porque quando alguém dentre os nossos, se torna escravo do álcool ou das drogas proibidas, como a maconha, crack, cocaína e agora o oxi, sentimo-nos roubados e impotentes para enfrentar o problema com a determinação e serenidade que ele exige.

Não imaginamos que pessoas tão próximas de nosso coração, poderão cair nesse vício. Porque, nossa visão da dependência química, ainda é ingênua e preconceituosa.

Talvez isso, ajude a explicar o triste avanço que a epidemia do alcoolismo e das drogas ilícitas tem registrado e a contínua dificuldade que as famílias têm, para lidar com o problema, assim que o vê instalado em sua própria casa. A postura costuma ser de espanto e imobilismo, o que muitas vezes, levam as pessoas a tomarem decisões impróprias.


Quem é o dependente de drogas?

Não se pode mais, associar a dependência de drogas com a marginalidade ou atribuí-la ás “más companhias”. A drogadição esconde causas muito sérias e insuspeitas, porque presentes no indivíduo, bem antes de seu primeiro contato com as substâncias que geraram a sua dependência.

Por isso, precisamos saber quem é do dependente e como ele funcionava como pessoa, antes se ligar ao infeliz consumo. É dessa análise que poderemos obter boas respostas que ajudarão a definir a causa motivadora de sua escravização ás drogas e permitir a busca do tratamento que melhor se ajuste ás suas necessidades.


O consumo de drogas para aliviar sintomas de ansiedade e depressão.


No Centro de Reabilitação Ave Cristo, a cada dez pessoas que se submetem ao programa, seis apresentam transtornos de ansiedade ou depressão. Portanto, uma causa orgânica e com tal necessita ser tratada.

Os transtornos de ansiedade de maior incidência, também constados pela Unifesp – Universidade Federal de São Paulo são: TB- transtorno bipolar, TOC – transtorno obsessivo-compulsivo e o TDAH – transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, dente outros, além da depressão.


A origem espiritual dos Transtornos de Ansiedade e Depressão

Os transtornos não são determinantes para a dependência, embora prevalentes. Estas anomalias cerebrais têm origem nos núcleos energéticos do espírito, que foram lesados no passado; na atualidade, por meio do perispírito, lança na rede dos neurônios, energia pouco saudável. É o que se depreende dos ensinos do psiquiatra e escritor espírita Dr. Jorge Andréa.

No entanto, a medicação apropriada ajuda a equilibrar essa disfunção e a realização do bem e a integração com Deus poderá suprir gradualmente, estas deficiências da alma, como alerta o Espírito Joanna de Ângelis, por Divaldo P. Franco, na obra Transtornos Psiquiátricos e Obsessão.


Não sou dependente, paro quando quero!


Nesses casos é necessário que a família faça um pacto pela união de todos, para buscar informações sobre a dependência de drogas e melhor compreender o que se passa com o familiar que caiu. Estabelecer em casa, o culto do Evangelho que além de promover o ajuste emocional da família, facilitará o socorro dos Espíritos Amigos. Estas práticas não passarão despercebidas pelo dependente, nem tão pouco, pelos espíritos afins que acompanham o viciado e atuam para ampliar os seus desejos.


Como iniciar o tratamento e o drama da internação

O tratamento se inicia por meio de avaliação pessoal do dependente, para se verificar os níveis de ansiedade ou depressão. Isso é importante porque quando uma destas condições se faz presente e com certa intensidade, haverá necessidade de intervenção médica para se equilibrar a mente inquieta ou deprimida.

Porém, não haverá necessidade de internação quando o indivíduo ainda mantém seus vínculos com a família, emprego e escola. Mas, caso tenha deixado de funcionar socialmente, porque a droga se tornou a sua única preocupação, somente a internação para o tratamento intensivo será eficaz.

Enquanto as experiências clínicas demonstram que a internação forçada somente é recomendada quando houver riscos para a vida do paciente e dos seus familiares, a não ser quando se trate de criança ou adolescente até 13 anos de idade.


O Tratamento Espírita

O Espiritismo oferece valiosos recursos que ampliam o sucesso da terapia. Seja pelo convencimento da necessidade da transformação moral do paciente; pelos passes que restauram a tessitura perispiritual lesada pelas partículas das drogas; pela intervenção da terapia desobsessiva que harmoniza as mentes em pugna. Enquanto, o Evangelho no Lar promove o ajuste do ciclo vibratório da família.

Seja qual for o grau da dependência de drogas ou a recusa em aceitar a ajuda, jamais se deverá perder a esperança. Porque todo ser humano é recuperável. Posto que, o Médico Maior, dentre todos, segue declarando: “Vós sois deuses, pois brilhe a vossa luz”. (Mateus, 5:14-15)


REFERÊNCIAS

CASA DO CAMINHO AVE CRISTO

ALLAN KARDEC. O LIVRO DOS ESPÍRITOS, Ed. Feb, Rio de Janeiro, 2009

ALLAN KARDEC. O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO. Ed. Petit. São Paulo. 1997

DIVALDO P. FRANCO (pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda) TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS E OBSESSIVOS. Ed. Espírita Alvorada. Salvador. 2008

DISPOSTI, VILSON. FILHOS DA DOR – Prevenção e tratamento da dependência de drogas – Relatos de casos reais. Ed. Intelítera. São Paulo. 2010.

JORGE ANDRÉA – PSICOLOGIA ESPÍRITA, vol. I, 1997, p. 16

Artigo publicado com autorização do autor




Vilson Aparecido Disposti

(Publicado na Revista “O Semeador” da FEESP de Setembro/2011)

e-mail: vilsondi@terra.com.br

Site: http://www.avecristo.com.br/

Nenhum comentário: