Total de visualizações de página

02 setembro 2012

Vencendo a Depressão - Célio Faria da Silva


Vencendo a Depressão

A depressão em sua realidade pode ser uma grande aliada de sua evolução. Em sua totalidade não é toda negativa, pois coloca você para refletir perante sua vida, algo que você não tenha valorizado devidamente. As perdas afetivas ou frustrações são responsáveis por quase todas as melancolias que experimenta o Espírito. Causando dissabores e desafetos no campo comportamental, advindo dessa forma a Depressão. Porém, sentir-se triste em determinados momentos é até natural, graças a lei de afeto que envolve as pessoas. Por exemplo, a morte de um ente querido, a perda do emprego, a ausência de saúde, expectativas frustradas, querelas em família etc., acabam por nos deixar tristes, mas o que pode levar para um nível mais profundo dessa melancolia é o cultivo de sentimentos nocivos, ou seja, tudo que se planta na terra da emoção se colhe na árvore sentimental. E há sim um grande agravante para todos nós, pois existem várias pessoas que estão reféns de medicamentos de uso contínuo, porém não se dão conta que medicamentos não curam sentimentos. O que pode curar uma ferida sentimental é a transformação moral, e isso é de suma importância estar ciente do que precisa para sanar um problema emocional.

A indústria de medicamentos fatura bilhões em cima das pessoas que fazem o uso contínuo. Nesse ínterim, entra um ciclo vicioso que atinge desde o médico até o paciente que, não enxergando alternativa, buscam desesperados o auxílio em ansiolíticos tentando dessa forma, abafar os sentimentos ruins, porém se não tomar a medicação voltam à estaca zero... E como todos sabem, advém a síndrome da abstinência causando ainda mais danos ao depressivo em potencial. Ou seja, quando abafamos sentimentos, corremos o risco de sofrer uma explosão emotiva que gera destruições em nosso convívio, perdendo assim amizades e amores que poderiam ser para nós um grande auxílio, simplesmente por colocarmos toda responsabilidade em comprimidos isentando-nos inconscientemente das ações de comportamentos gerenciados pela depressão. Vencer a depressão é uma conquista do Espírito perante o tribunal da própria consciência e há meios para este mister, que separamos em passos para você. São eles:

1º passo. Procurar ajuda terapêutica expondo suas dificuldades e fazer o uso da Bioenergia tais como o passe, na casa Espírita, e o Reiki, em consultórios que forneçam este tipo de auxílio. Obs: Caso já tome ansiolíticos não suspenda nada sem consultar seu médico.

2° passo. Ser transparente e estar ciente de suas fragilidades sem transferir para os outros suas frustrações, procurando ajuda. Seja aberto às considerações. A ajuda psicológica ou tratamentos terapêuticos podem juntos abrir as portas para a saúde emotiva.

3° passo. Selecione suas emoções que lhe fazem bem e as cultive no bojo sentimental, isso cria defesa para si e lhe promove sensações de serenidade mesmo em períodos de tempestades emocionais.

4° passo. Promova todo o bem que estiver ao seu alcance, pois depois é o próprio bem que lhe alcança onde estiveres.

5° passo. Nunca esqueça que se um dia você caiu foi porque não esteve vigilante, quando menos se espera somos sequestrados por emoções sem aviso prévio, ou seja, não permita uma tristeza por longo tempo, pois ela pode ser seu passaporte para depressão obsessiva.

6° passo. Leia livros que lhe motivem e participe de encontros festivos ou comemorativos de onde você é militante. Seminários e palestras são para nós auxílios impostergáveis. Quando temos a tendência de não comparecer em eventos festivos de nossa convivência, já é um estado de alerta que estamos nos fechando em nosso interno.

7° passo. Selecione o que você quer e viva um passo de cada vez. Se você for focado no que está fazendo há mais chances de conquistar o que anseia. Não queira tudo de uma vez só, não adianta abraçar o mundo se você não consegue abraçar suas próprias necessidades. Pense nisso!

Para concluir observe nosso senhor Jesus Cristo, que em várias oportunidades asseverou para que tomássemos cuidado com nossas ações, pois haveria pranto e ranger de dente. Vocês minhas queridas amigas e amigos, já observaram que o que mais mata na atualidade é a hipertensão e depressão, segundo a (OMS)Organização Mundial de Saúde?

Veja bem e é um alerta para todos nós. Pranto significa choro, lamentação, queixas e lágrimas. Notem que tudo isso e mais ocorre com quem está passando pela depressão. O ranger de dente não seria hoje em dia os problemas de nervo, irritabilidade e o mau-humor?

E se observamos tudo isso não está relacionado á Depressão?

Procure hoje mesmo fazer as pazes consigo e se abra para se tratar caso seja necessário. Hoje em dia temos vários recursos para estes tratamentos, inclusive on-line.

Espero do fundo de minha alma que você vença e se liberte. Ao ler este texto faço votos de que os bons fluidos lhe cheguem e você tenha força para lutar e se tornar mais um vencedor, assim como um dia eu também cai nas lacunas depressivas, mas como Deus é Bom Pai, aqui estou eu em lágrimas de felicidades redigindo este texto aos que anelam por dias melhores.


Nenhum comentário: