Total de visualizações de página

04 julho 2013

Cristo-Progresso - Miramez



CRISTO-PROGRESSO

Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, daqueles que creem, para a conservação da alma. Hebreus, 10:39

Cristo-Progresso deve ser a interpretação da vida de Jesus na Terra. Desde a progênie d sua existência no mundo físico foi estimulando o progresso em todas as divisões do saber. Os sacerdotes criaram dificuldades para disseminação dos seus conceitos, por existir progressão de valores; as qualidades de esclarecimento ultrapassavam os antigos escritos, cujos conceitos já careciam de modelação, à altura do empuxo evolutivo das criaturas.

O Mestre trabalhava até na economia de falar e escrever. De longas orações em lugares pré-estabelecidos pelos homens, ensinou aos discípulos a prece simples do Pai Nosso, transformou os dez mandamentos em apenas dois, e afirmou que ali estavam a lei e os profetas. No lugar de antigos e esticados rituais dos mestres das sinagogas, em templos suntuosos, pregava a Boa Nova do Reino de Deus em plena natureza, tendo como teto, frondosas árvores onde, em vez de esculturas e desenhos artísticos, o próprio firmamento com as imagens das estrelas era o visual celeste.

O Cristo era apologista do aperfeiçoamento dos homens e das coisas, não tendo vindo destruir as leis, mas dar-lhes cumprimento. Vale dizer que a evolução é a ascensão da própria lei: a justiça animada por Moisés. Ele transmutou em amor e, por vezes, em perdão. Tudo em Jesus avança. Ele mesmo disse ser maior do que Moisés. E nós dizemos: Ele é maior do que todos os sábios e santos juntos, pois foi Ele quem organizou todas as falanges dirigida pelos profetas. Jesus, depois de Deus, é o responsável supremo de toda a organização da Terra, do princípio até agora, e de agora até o fim.

Em nada há retrocesso; tudo busca a perfeição infinita de Deus. A luta dos anciãos com a juventude é uma prova da evolução, e por isso deve ser regulada: os jovens querem expandir sem regular, e os velhos, muitas vezes, parar sem compreender; destas duas forças nasce uma terceira que coloca o avanço no centro, onde deve ficar para benefício de todos, pois o caminho do meio é o melhor.

Cristo-Progresso define a Sua posição diante de todas as dificuldades, porque somente o progresso, impulsionado pelas Suas mãos, pode resolver a situação difícil da humanidade. Mudar é uma arte divina, onde a esperança cresce e o amor fecunda as criaturas com a luz da vida; quem já é consciente e está sentindo os valores da evolução não quer olhar para trás; aceita, por vezes o sacrifício, mas deseja progredir. Quem ainda alimenta o ódio nas suas diretrizes de vida, o progresso colocará o seu coração pulsando pelo amor; e quem trilha os caminhos difíceis da vingança, receberá, pela dor, o perdão, que restabelecerá suas forças diante das lutas. O apego constante que o homem primitivo assinala como natural, será substituído, pelo tempo com Jesus, pelo desprendimento que favorece a libertação.

O progresso é a luz do sol, é a chuva e o ar, é o próprio alimento da alma e do corpo, É Jesus, em sua missão de amor por todos nós, inesquecível em nossas consciências, porque...

Nós, porém, não somos dos que retrocedem, para a perdição; somos, entretanto, daqueles que creem, para a conservação da alma.


De “Cristos”
De João Nunes Maia
Pelo Espírito Miramez


Nenhum comentário: