Total de visualizações de página

11 agosto 2014

Depressão - João Carlos Bacurau


DEPRESSÃO
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS ), nos últimos 20 anos , verificou-se elevados índices de depressão na população mundial , e segundo projeções , em 2015, poderá ser a segunda moléstia que mais diminuirá tempo de vida das pessoas , sendo superado apenas pelas doenças cardíacas.Portanto , ela pode ser considerada como o grande Mal do Século.

Podemos descrever a Depressão como uma grave patologia de diagnóstico complicado , que caracteriza-se por um sentimento agudo de tristeza que pode variar desde um grau leve a um profundo . podendo ou não ser associada a algum acontecimento e caracterizada por uma longa duração . Outros sintomas freqüentes são : acentuada queda de : energia , imunidade , libido , apetite , sono e principalmente auto-estima, confusão mental , fixação de idéias .

Atinge pessoas de ambos os sexos , com maior prevalência nas mulheres , em qualquer idade , inclusive na infância segundo trabalhos já publicados . Nota-se que nestes últimos 10 anos , os casos na adolescência tem aumentado consideravelmente .

Como podemos notar , esta doença mina as resistências humanas , derrubando o padrão vibratório de forma que a pessoa sozinha , dificilmente consegue enxergar uma recuperação a curto prazo .

Sabe-se que existem fatores desencadeantes , como por exemplo o uso de drogas , álcool , alguns tipos de medicamentos , hormonais , menopausa , andropausa , etc , mas há casos que a doença surge der repente sem nenhum sintoma prévio .

Apesar de induzir a pessoa a um desejo de solidão , podemos dizer que é um grito de socorro do espírito do Ser em busca de acolhida carinhosa e compreensiva de um coração amigo .

Ë preciso ficar atento que nem toda tristeza é um sinal de Depressão . Há certas ocasiões em que é natural sentirmos tristes : A perda de um ente querido , o fim de uma relação , a perda do emprego , etc são momentos difíceis pelo qual passamos , e de certa forma , temos que conseguir vencer aquele estado melancólico . Evidentemente , vivendo num mundo de Provas e Expiações , a Felicidade plena não é deste mundo , uma vez que ainda ocorre a prevalência do Mal , mas podemos e devemos vivenciar momentos de felicidade , não sendo normal vivermos num mar de tristezas e lamentações . Tudo que sentimos em excesso , é patológico , excetuando-se é claro , o pleno Amor .

Numa abordagem médica , a causa da Depressão permanece desconhecida . A explicação mais provável é de um desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor . Sendo assim , seu tratamento nesta abordagem é químico , através de medicamentos específicos , chamados antidepressivos e vulgarmente chamados de a ” droga da felicidade” . Mas logo percebeu-se que o simples equilíbrio químico , não eliminava o problema .A associação a um acompanhamento e um reforço psicológico foi muito produtivo , uma vez que os portadores da depressão sempre encontram-se em condições psicológicas debilitadas com baixa auto-estima e incapacidade de acreditar no seu potencial de luta .

Mas , apesar dos cuidados apropriados médicos ( psiquiatra ) e psicológicos , ainda faltava um fator primordial , que aos poucos , a área médica começava a levar em conta . O fator do Espíritual .

Segundo uma visão integral do homem , este é constituído de mente , corpo e espírito , sendo assim o tratamento de qualquer patologia , deve ser embasado num tripé de ação : médica, psicológica e espiritual .

Na abordagem espírita , não se desconsidera o fator material da patologia , mas soma-se a este , os fatores emocionais e espirituais do Ser , aos quais estão intimamente ligados, necessitando assim de uma intervenção terapêutica associada , o que aumenta as chances de êxito num controle da doença ou até numa remissão total dos sintomas . Mas nunca devemos esquecer , que mesmo sob ação deste tripé terapêutico , é primordial a colaboração da pessoa , que apesar dele ser o maior interessado na cura , coloca-se muitas vezes como o maior entrave para o tratamento .

A visão e compreensão do Ser como espírito encarnado portador de uma historia anterior a esta vida , abre caminhos para uma ação direta sobre os reais motivos de tanta tristeza . Há casos onde a falta de perdão , ódio , resquícios de vidas pretéritas , atormentam os porões do nosso espírito , gerando desequilíbrios químicos , emocionais , abrindo de vez as portas ás energias negativas , oriundas de espíritos infelizes que se alimentam da infelicidade de outra pessoa através da obsessão.

Por isso , o tratamento não é fácil , e pode ser longo . A necessidade de se trabalhar o Espírito através de passes magnéticos e água fluidificada , reuniões de desobsessão , busca restabelecer as condições necessárias para que a pessoa possa dar os primeiros passos rumo ao equilíbrio bio-espiritual . A complementação através da informação e instrução por meio de palestras e posteriores cursos de formação , alimenta o espírito faminto por palavras que o contagiem alavancando suas defesas embasadas numa modificação vibracional , que desconectará da sintonia com mentes negativas .

Não podemos esquecer de algo que fornecerá a liga para que esse tripé terapêutico seja efetivo: a Terapia do Amor ....o amor oriundo da família ,dos amigos , é agente importantíssimo na recuperação da pessoa , Amor dos profissionais que o atenderão dentro da abordagem médica e psicológica específica e Amor dos benfeitores , encarnados e desencarnados que se unirão de forma humanista para salvar um Irmão do lamaçal psico espiritual que se encontra .



João Carlos Bacurau


Nenhum comentário: