Total de visualizações de página

16 janeiro 2016

Queixas - Arildo Resende de Castro



QUEIXAS

'Irmaos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados" - Tiago, 5.9 (lição 118 do livro "Vinha de Luz" - Francisco Cândido Xavier e Emmanuel)

A queixa nunca resolveu problemas de ordem evolutiva, entretanto, se os aprendizes do Evangelho somassem os minutos perdidos nesse falso sistema de desabafo, admirar-se-iam do volume de tempo perdido."

São raros os seres humanos que enfrentam os obstáculos da vida sem lamentações. Embora nem sempre reclamando, mas confidencialmente desabafando e muitas vezes buscando uma palavra amiga de consolo e incentivo e até mesmo de orientação. 

É sempre bom ter uma bengala afetiva de confiança para nos mostrar o melhor caminho a seguir em momentos de dúvida. 

Porém, para nos que estudamos o Evangelho do Cristo Jesus, o importante e termos consciência de que a Terra nada mais e do que uma escola. E as dificuldades que nos surgem são os deveres de casa, que trouxemos para resolver, e que de modo individual, foram ministrados em nossa vida de acordo com nossas necessidades e dentro de nosso nível de aprendizagem e evolução.

Na mesma medida em que vamos solucionando os problemas, crescemos e evoluímos no aspecto intelectual, moral, ético e espiritual. São os obstáculos que valorizam as vitórias e qualificam os méritos de qualquer empreendimento ou iniciativa. São as adversidades que desenvolvem nossa inteligência e nos fazem crescer em conhecimentos e virtudes.

V Conforme nos adverte a lição, reclamar das provas e perda inútil de tempo e de energias. Evidentemente que a busca de qualquer apoio é sempre justa e compreensível, mas devemos saber onde buscar esse tipo de ajuda.

Reside ai a responsabilidade que temos, não só em buscar, mas principalmente em dar conselhos, porque assim como reclamamos, também somos consultados por outros irmãos em semelhantes situações.

Em vez de reclamar, confie e pense sempre o melhor, afirmando, como filho de Deus, que jamais Ihe faltará a solução propícia para resolver todos os seus problemas.

A vida é uma viagem de aprimoramento moral, ético, intelectual e espiritual. No transcurso dessa viagem, o padrão de aproveitamento dependerá da qualidade de nossos pensamentos. Em vez de reclamar, confie e pense sempre o melhor, afirmando, como filho de Deus, que jamais lhe faltará a solução propícia para resolver todos os seus problemas. Se Deus colocou em sua caminhada determinado obstáculo, e porque voce possui os recursos para vencê-lo e por consequência cumprir com dignidade a sua missão terrena. Nada poderá impedir o sucesso daqueles que se acham prevenidos e preparados, com fé em Deus e no seu potencial pessoal. Os pensamentos positivos facilitam a aproximação dos amigos do Plano Espiritual, que são, sem dúvida, os melhores conselheiros a nos injetar a forca interior de que precisamos e nos intuir da maneira correta.

Assim sendo, diga sempre: "Eu posso ser e fazer melhor". Essa filosofia realiza milagres. Quando voce afirma "eu posso fazer melhor", sua força criadora é acionada e as maneiras de realizar melhor as coisas surgem, fluindo a intuição com naturalidade. Essa é a magia que nos conduz ao progresso e a evolução, tanto no aspecto material como também no crescimento dos valores da alma. E todos nós, não só podemos, como devemos nos esforçar para galgar alguns degraus nessa escala evolutiva. A característica essencial é ter vontade, determinação e agir, com mãos a obra.

Lembre-se que se você não pode fazer grandes coisas, faça grandes as pequenas coisas. Mas faça! Não podemos parar, porque até água estagnada acumula lodo no fundo. Nesse processo de criar, planejar o futuro, você usa a todo vapor a sua inteligência, a sua criatividade e todos os seus valores íntimos que se revelam através de suas ações.

Somos donos da maior fonte de realizações, que são nossos pensamentos. Aliás, nós somos donos não só dos pensamentos, mas da usina, da fábrica que produz esses pensamentos. E por sabermos que o pensamento e força, e vida, que precisa estar sempre em atividade edificante e construtiva, a nossa responsabilidade aumenta por termos consciência de que ela é individual e intransferível. Ninguém consegue saber o que pensa o seu semelhante. Reside ai a justiça divina, que deixou sob responsabilidade de cada um o uso do livre-arbítrio, e com ele, a liberdade de pensar, arquitetar e executar os planos de sua Jornada de vida.

São raros os seres humanos que enfrentam os obstáculos da vida sem lamentação; as adversidades desenvolvem a inteligência e nos fazem crescer em conhecimentos e virtudes.

Saber gerenciar os pensamentos é a chave de tudo. Em mente preocupada não entra solução, já que ela esta previamente ocupada, não há espaço para a solução desejada. Preocupações excessivas funcionam como vampiros, que vão sugando as energias. Tornam a pessoa desequilibrada e sem condições de receber ajuda externa.

A nossa mente é a chave que pode abrir a porta do céu ou do inferno, da saúde ou da doença, do sucesso ou do fracasso, da vitória ou da derrota. Tudo depende do padrão de nossos pensamentos e da atmosfera que os mesmos criam no ambiente em que vivemos. O principal requisito para a felicidade e o sucesso de nossa missão e o controle sobre nossos pensamentos.

Não permita que pensamentos depreciativos invadam sua cabeça. São assaltantes ao banco de sua memória. Funcionam como ladrão que invade a sua casa. Se vier um, chame logo a policia, antes que cheguem outros e a situação fique cada vez mais complicada. O remédio para melhorar tudo e investir em boas acoes e conduzir seus pensamentos em alto padrão. Servindo ao próximo, de modo fraternal, com carinho e amor, sobretudo, aqueles menos favorecidos pela sorte. Estimule sempre as pessoas talentosas, porque talento e luz, e luz não se prende em gaiola.

Lembre-se de que um dia eu, você, todos seremos medidos, não pelo peso, nem por centímetros, nem pelo número de diplomas, muito menos pela linhagem familiar, mas seremos medidos pelo tamanho de nossos pensamentos, pela grandeza com que conduzimos nossa vida nesta passagem pela Terra. A etiqueta de valor que o mundo colocou em sua testa e a mesma que você colocou através dos seus pensamentos.

Todo obstáculo contem uma oportunidade de crescimento. A verdadeira felicidade reside exatamente na alegria que nos proporciona transpor os obstáculos.

Ser feliz e deixar de ser vítima das circunstâncias, de se queixar dos problemas e se tornar autor de sua história. A vida é um dom maravilhoso e não podemos deixá-la sem sentido. Pensar com qualidade faz a diferença. Tudo na natureza vibra em determinada frequência. A lei de ação e reação não é exclusiva da física, ela esta presente nas nossas relações com o piano invisível. A idéia é sempre um molde, que a natureza vem e preenche. A semeadura é livre, a colheita obrigatória. Se você plantou banana, não adianta rezar e pedir a Deus para colher laranja. Você tem de colher aquilo que espontaneamente plantou. Deus poderá lhe conceder outra oportunidade para plantar e colher a laranja que desejava. Mas por ora terá de colher aquilo que plantou. Tenha persistência e acredite firmemente que o retorno e garantido. Esta é a vitamina do sucesso. Nunca desanime, insista sempre naquele caminho que o leva aonde voce quer chegar. Tenha planos e objetivos definidos. Nenhum vento sopra a favor daquele que não sabe para onde quer ir. E para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve.

Lute pelos seus direitos, pelos seus sonhos. Saiba qualificá-los. A maior perda na vida e aquilo que morre dentro da pessoa enquanto ela ainda esta no curso da vida terrena. Precisamos acreditar que cada um pode colaborar na transformação para um mundo melhor, na medida exata do seu trabalho e do padrão de qualidade que vestimos os nossos objetivos. Nós não podemos mudar a direção dos ventos, mas podemos ajustar a posição das velas e fazer com que o vento sopre sempre a nosso favor e conduza o barco de nosso destino ao porto desejado, seguro e edificante. Que reflita o padrão de qualidade de nossa bagagem íntima, porque Jesus já nos ensinava, "o que faz mal ao homem não é o que entra pela boca, mas o que sai". O que sai reflete nossos pensamentos e sentimentos. E o que sai ferindo o nosso semelhante é como um tiro invisível. E em todo tiro, a munição destrói primeiro o seu próprio cartucho.

Ser feliz e deixar de ser vitima das circunstâncias, de se queixar dos problemas e se tornar autor de sua história. A vida é um dom maravilhoso e não podemos deixá-la sem sentido.

Não guarde sentimentos negativos de situações ou pessoas, isso atrapalha seu desenvolvimento pessoal, afetivo e profissional. E' um atraso de vida. Elimine mágoas e ressentimentos. Lembre-se de que ressentir e sentir novamente tudo aquilo que nos fez mal. Coloque amor em seus sentimentos, porque só o amor restaura a imagem de Deus que trazemos dentro de nós. Esta é a receita da felicidade: fazer resplandecer a Luz Divina em nosso interior.

Ocorre que essa Luz não vem corrigir nossos erros, mas vem nos mostrar onde precisamos melhorar para crescermos. E' como acender a luz do nosso quarto: ela não vai arrumá-lo, mas vai permitir ver onde se acha a desarrumação. Nós somos o que pensamos e o que fazemos. E só crescemos quando tudo fazemos para mudar o que somos. Mudar para melhor, pois este é o verdadeiro sentido de nossa estada na Terra, já que aqui é o educandário adequado as nossas necessidades morais, éticas, intelectuais e espirituais.

Saibamos tirar o melhor proveito no uso do livre-arbítrio. Com bons pensamentos o intercâmbio com o plano espiritual se torna mais fácil e mais promissor. Lembre-se de que nós não somos escravos de nossos pensamentos, somos donos. O comando e pessoal e intransferível. E para cultivar a paz, usemos nossos pensamentos no silêncio da oração, com palavras doceis e iluminadas, de ações dignas, por meios lícitos e nobres, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza.

Nada de queixas, sejamos um exemplar participe na construção para um mundo melhor. "A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte", já nos lembrava Mahatma Gandhi.

Arildo Resende de Castro | arildocastro@gmail.com
RIE - junho/ 2015

O autor é bacharel em Direito, palestrante e colaborador na Fraternidade Espírita Peixotinho em Recife-PE.

Nenhum comentário: