POR QUE OS SINTOMAS DAS DOENÇAS PIORAM A NOITE?
Os pesquisadores ainda não chegaram à conclusão a respeito das causas, mas avaliam que os sintomas de certas doenças (não todas) se acentuam à noite em função do nosso “relógio biológico”.
Quando estamos acordados, todos os sistemas do nosso corpo estão de prontidão e exercendo sua função de forma plena. Quando chega a hora de ir para a cama, esses sistemas diminuem sua atividade, dificultando a defesa do nosso corpo. Além disso, a ação de mediadores anti-inflamatórios diminui na ausência de luz e isso facilita a reação inflamatória no nosso corpo.
Mas ainda, durante o dia, a própria ação da gravidade, bem como a movimentação muscular propicia uma melhor drenagem das secreções, facilitando a desobstrução nasal, por exemplo. Em processos alérgicos, como rinite, asma ou outras alergias, ainda podem piorar à noite, devido ao contato com os ácaros presentes em cobertores e travesseiros.
Doenças como gripes, asma, artrite, dor de cabeça, febre, insuficiência cardíaca, refluxo gástrico, por exemplo, agravam-se muito durante a noite.
Para cada uma das doenças citadas, a medicina tem uma ou várias hipóteses – quase sempre ligada à posição do corpo (deitado, horizontal), à diminuição da produção de hormônios e ao ambiente.
“Existem teorias de que poderia estar relacionado com o ritmo circadiano do corpo (ciclo de 24 horas). Níveis de hormônios, como o do hormônio do estresse (cortisol), mudam durante a noite, o que afeta as vias aéreas. Depois da meia-noite, taxas de respiração estão mais lentas, resultando em uma transferência menos eficaz de oxigênio na corrente sanguínea e do dióxido de carbono para fora do corpo através dos pulmões”.
Mas existem causas espirituais que podem piorar do quadro clínico dos doentes à noite?
No Livro “Missionários da Luz”, o Espírito André Luiz recebe a seguinte instrução do Irmão Francisco, responsável por turmas de socorro aos doentes encarnados:
“De modo geral, as condições de luta para os enfermos são mais difíceis à noite. Os raios solares, nas horas diurnas, destroem grande parte das criações mentais inferiores dos doentes em estado melindroso, não acontecendo o mesmo à noite, quando o magnetismo lunar favorece as criações de qualquer espécie, boas e más (…)”.
Podemos acrescentar, também, o papel da Obsessão na piora dos sintomas.
V
De acordo com Richard Simonetti, autor do livro “Quem tem Medo da Obsessão?”, a obsessão é mais intensa durante a noite, quando estamos dormindo.
Durante o sono o espírito se distancia do corpo físico, mas não fica inativo. Neste momento o encontro com entes queridos é possível da mesma forma com desafetos e Espíritos mal intencionados.
Simonetti ,cita o livro “Libertação”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, onde o Espírito André Luiz reporta-se à experiência de uma senhora perseguida por dois obsessores que tinham duplo propósito: comprometer sua tarefa como médium e conturbar o trabalho de seu marido, dedicado dirigente espírita. Eles agiam durante a noite, hipnotizando-a.
Como sempre fazem, os Espíritos Obsessores atacam nossos pontos fracos ou, em outras palavras, nossos defeitos.
Sua ação poderá levar ao surgimento e/ou agravamento de doenças que já se manifestaram em nosso corpo físico.
A prece antes de dormir é um excelente recurso para que possamos ter bons sonhos porque nos liga aos Bons Espíritos, garantindo-nos boas companhias espirituais.
No entanto, a forma mais eficaz para estarmos ligados ao Bem e impedirmos que venhamos a ser influenciados por Espíritos perturbadores é a mudança de hábitos e costumes, nossa transformação moral.
Fernando Rossit
Nenhum comentário:
Postar um comentário