Total de visualizações de página

23 setembro 2018

Cada um ao seu tempo - Márcio Martins da Silva Costa



CADA UM AO SEU TEMPO


Fazia pouco tempo que Pedro havia conhecido a Doutrina Espírita. Começou a frequentar uma Casa e estava maravilhado com os estudos e as atividades desenvolvidas.

A ideia de encontrar outros irmãos esclarecendo as mesmas dúvidas que tinha, trazia-lhe um grande conforto. Antes pensava ser o único a não entender o mundo dos Espíritos.

Não tardou a se envolver nos diversos trabalhos disponíveis no Centro. Ajudou a organizar campanhas, preparava estudos, frequentava as reuniões públicas e, sempre que podia, fazia-se presente nas diversas ações do movimento.

Todavia, começou a perceber que nem todos os amigos do início o acompanhavam. Todos sabiam que era necessário o apoio coletivo às campanhas, mas só ele e o pessoal antigo na Casa participavam. Todos eram convidados para os estudos, mas só alguns compareciam. Todos sabiam quando haveria reunião pública, mas só ele e alguns trabalhadores assistiam os expositores que falavam para uma pequena audiência de visitantes.

Chegou ao ponto de se irritar várias vezes, sempre questionando:

“- As pessoas não aprenderam que seria importante estarem ali? Por que não vêm? Não acordaram?”

*     *     *

Não, nem todos despertam ao mesmo momento.

Admitindo o processo da reencarnação, basilar da Doutrina Espírita, entendemos que somos seres milenares cruzando os séculos em experiências diferenciadas no corpo carnal.

Em contínua evolução intelecto-moral, vamos abandonando em cada existência as nossas imperfeições, tal como um diamante sendo lapidado gradativamente.

Se em uma encarnação cometemos erros, em algum momento adiante o arrependimento baterá a nossa porta, indicando a necessária e decorrente expiação para que possamos reparar o ato infeliz (1).

Na dinâmica deste processo evolutivo, alguns caminham mais rápido em direção a perfeição, enquanto outros se mostram mais lentos (2), iludidos pelas paixões terrenas.

Um simples olhar nas páginas da história irá nos mostrar valores culturais questionáveis, inaceitáveis nos tempos modernos. Quantas encarnações, a exemplo, vivenciamos na Idade Média, nascendo, renascendo e cometendo os mesmos erros, alheios às sucessivas oportunidades de evolução moral.

Com o avanço da humanidade, muitos de nós passamos a entender a mensagem do Nazareno, mas nem todos se esforçam por vivenciá-la.

Assim ocorre com aqueles que frequentam nossos Centros Espíritas, igrejas e templos, sem dar muita importância ao trabalho. De alguma forma já perceberam o quanto certas ações no bem são importantes, mas não se prendem a elas pela necessidade que sentem de atender em prioridade às demandas materiais.

Cada um ao seu tempo, vamos percebendo o quanto é importante o amor e a caridade estarem mais presentes em nossas vidas.

Logo, antes de julgar um irmão por acreditar que ele deixou de fazer algo, voltemos nossos olhos a nós mesmos, interrogando de maneira amiúde à nossa consciência quantas vezes erramos sem perceber e o que precisamos fazer para nos melhorar (3). Uma vez corrigindo nossos erros, nossas ações, por si só, servirão de exemplo e incentivo aos que ainda precisam despertar.


Márcio Martins da Silva Costa

Referências:

(1) KARDEC, A. O Céu e o Inferno. 61a ed. Brasília (DF): Federação Espírita Brasileira, 2013a;
(2) KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Questão 117, 93a ed. Brasília (DF): Federação Espírita Brasileira, 2013b; e
(3) KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Questão 919, 93a ed. Brasília (DF): Federação Espírita Brasileira, 2013b.


Nenhum comentário: